04 - FBS

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 10/08/2020

PUBLICIDADE

Segundo a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 196, é dever do Estado garantir o acesso à saúde, bem como é responsável pelas medidas públicas para zelar pelo bem-estar físico de todos os cidadãos brasileiros. Assim, faz-se necessário que o Poder Público atente-se para a privatização do saneamento básico enquanto situação que põe em risco a saúde de milhares de cidadãos do país. Esse cenário antagônico é fruto tanto da desigualdade social, quanto do racionamento de água. Diante disso, torna-se necessário a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Boa. Contextualiza o tema e apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Mormente, é fulcral pontuar que a privatização do saneamento básico deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responder por garantir o bem está estar (Melhore a construção de sentido) da população, entretanto, (Sem vírgula) isso não ocorre no Brasil. (Ideias fragmentadas) Devido à falta de atuação das autoridades governamentais, a desigualdade social vai excluir muitas famílias de usufruírem do saneamento básico que, por sua vez, pode ser tornar muito caro. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Abordagem limitada. Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que a privatização do saneamento básico pode ocasionar, assim como aconteceu na cidade de Itu, município de São Paulo, o racionamento da água afetando diretamente as vidas dos habitantes que ali vivem. No livro “Vidas Secas” (Vírgula) de Graciliano Ramos o (Vírgula) protagonista Fabiano, desprovido do acesso ao conhecimento, acabava sendo explorado e humilhado por aqueles que detinham o poder. Nesse viés, sendo o saneamento básico de extrema importância a vida humana, hoje são milhares de fabianos no Brasil. Dessa forma, a restrição do saneamento básico por meio da privatização é imperativo alertar aos brasileiros sobre sua importância para que assim esteja cada vez mais inserido na sociedade brasileira. (Abordagem confusa do tema. Reestruture as discussões)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, pode-se inferir que o debate sobre a privatização do saneamento no Brasil é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária. Nessa lógica, é imperativo que o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) busque alternativas para criação de projetos, através das verbas públicas, para a melhoria do saneamento básico, com efeito de que a sociedade brasileira não enfrente tanto a escassez, quanto o racionamento. Assim, a construção da cidadania será facilitada e os fabianos se tornarão, de fato, cidadãos plenos. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES