AA - PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO – - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), cerca de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e mais 95 milhões não são contemplados com rede de coleta. O Instituto Trata Brasil diz, (Sem vírgula) que são necessários em média 500 bilhões de reais para que o serviço seja universalizado entre a população até 2033. (Não formulou a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Em 24 de junho de 2020, o Senado aprovou uma lei que permite os municípios brasileiros possam estabelecer contratos de concessão (Melhore a construção de sentido) com companhias privadas para o saneamento, que hoje, de modo geral, está sob cuidado das companhias públicas estaduais, que assinam contratos de programa com os municípios. Pela lei, todos os municípios precisarão estabelecer metas de ampliação do serviço. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, difícil é acreditar que os problemas serão resolvidos se forem transferidos da mão do Estado para empresas que trarão dilemas com relação ao monopólio e o aumento das tarifas para o corpo social do país (Melhore a apresentação dessa discussão). Em "Utopia", de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, a sociedade é padronizada pela ausência de conflitos. Entretanto, obstante do ficcional, com a falta de acesso da população aos meios de higiene primordiais – como o saneamento básico – empecilhos são colocados para a concretização dos planos de More. (Abordagem limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em resumo, é válido lembrar que cidades como Berlim, Buenos Aires e Paris já cederam seus serviços para a iniciativa privada, mas acabaram voltando atrás. O Brasil, com um histórico de ineficiência no controle público sobre os serviços privados corre risco potencialmente ainda maior. É mister que o Estado (Boa. Apresenta o agente) tome providências para resolver tais obstáculos (Vírgula) a fim de que os brasileiros tenham o mínimo necessário para a preservação da saúde e higiene pública, urge que o Estado, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de políticas públicas para a organização financeira do país, com a contratação de economistas e ambientalistas especialistas na área. Somente assim, o país irá partir para a universalização de um serviço essencial para vivência do povo. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200