Privatização do saneamento básico - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 04/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 e que tem não só direito ao saneamento básico, mas também direito a infraestrutura, ao abastecimento de água, ao esgoto sanitário entre outros. Apesar de um direito, à há uma grande parcela da população, principalmente moradores de áreas mais afastadas e com menos investimentos do Estado (Vírgula) que não possuem acessos a esses serviços. (Não formulou a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O sistema divide ideias quanto ao saneamento básico ser para todos e privado (Melhore a apresentação dessa ideia). De um lado, o saneamento levaria as pessoas de baixa renda a ter uma qualidade de vida melhor e mais duradoura, inclusive, as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) teriam menos chances de contrair doenças resultantes da falta desses serviços. No Brasil, 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada, segundo o presidente do Instituto Trata Brasil (Vírgula) o que revela um grande descaso do governo a não atender a parte mais carente da população. (A argumentação precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, é necessário observar também que um dos argumentos utilizados pelo sistema é que se houvesse investimento nessa área para todos, o resultado seria o aumento do valor pago pela população (Melhore a apresentação dessa discussão). Vale citar ainda que um dos principais argumentos contra a nova lei aprovada pelo Senado (Vírgula) no dia 24 de junho de 2020, é que os pequenos e mais pobres municípios não trazem interesse das empresas privadas e por isso ficarão sem saneamento básico. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dito isto, torna se necessário que o Ministério da Saúde (Boa. Apresenta o agente) tome medidas para garantir a igualdade para todos. Observando isto, o governo deve liberar verbas para a construção de tratamento de esgoto em áreas mais afastadas e no interior do país, visando que também deve haver atendimento em postos de saúde e tratamentos oferecidos aos infectados por doenças causadas pela mesma (Use quando houver ideia de igualdade), que torna assim uma sociedade com mais igualdade. ​​​​​​​(A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200