O Novo Marco Legal do Saneamento

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 04/08/2020

PUBLICIDADE

Pode ser temeroso para alguns deixar um serviço essencial como o saneamento nas mãos de grandes corporações privadas. Porém, o fato é que metade do país, atualmente, não tem acesso à água potável nem conta com sistema de coleta e tratamento de esgoto. Com isso, considerando a situação atual dos cofres públicos, parece improvável que a solução venha de investimentos estatais. (Apresente a tese com mais clareza)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O novo marco legal do saneamento abre as portas do país para grandes investimentos numa área que, há tempos, está deficiente de atenção, algo em torno de 500 a 700 bilhões de reais em 10 anos, como afirma o Ministro Rogério Marinho, além de possibilitar a geração de inúmeros empregos (problema este que também assola o país e, devido a crise do COVID-19, deve bater recordes nos próximos anos). (Discussões pertinentes, no entanto estão limitadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, por se tratar de serviço essencial e não mera atividade econômica, a titularidade do serviço deverá permanecer com o poder público, para o qual caberá a responsabilidade de regulamentar e fiscalizar as atividades realizadas pelo concessionário (Melhore a apresentação dessa discussão), a fim de garantir à sociedade a qualidade e modicidade do serviço.

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, o novo projeto de lei promete grandes benefícios para comunidades carentes de saneamento básico por todo o Brasil, pois o capital privado trará desenvolvimento (Vírgula) além de permitir ao Estado concentrar recursos em outras áreas como: saúde, segurança e educação. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES