Favela não é despejo

Banco de Redações

Tema: Privatização do saneamento básico

Redação enviada em 02/08/2020

PUBLICIDADE

O livro, (Sem vírgula) “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, (Sem vírgula) retrata o cotidiano de Carolina Maria de Jesus em um local sem saneamento básico (Melhore a apresentação dessa ideia). Nota-se, (Sem vírgula) que diversas famílias ainda vivem em situações semelhantes, e para contornar a situação o Governo pretende privatizar o meio de higiene e de bem-estar porém, intensificando consequentemente um problema de desigualdade social causado por má ambição. (Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Deve-se pontuar, de início, que empresas com a proposta de regularizar o esgoto e as águas, (Sem vírgula) possuem como objetivo principal o lucro, desse modo, lugares mais humildes e sem verba não obterão, de maneira eficiente, a ação, porque o proposito destas não contribui (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse sentido, Maquiavel colabora ao dizer que a grande cobiça, no fim de satisfazer o desejo presente, não pensa no mau futuro. Dificultando então o bem para todos. (Discussões pertinentes, no entanto foram pouco exploradas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além do mais, a consequência desse conflito é provocar divergências entre, (Sem vírgula) um pequeno grupo que pode pagar e outro que não possui condições. De acordo com Jiddu, não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente, ou seja, mesmo que a espera seja um agrado a todos isso não ocorrerá, pois a falta de equidade afetará o hoje e até as próximas gerações. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar o cenário. O Ministério das Cidades, em conjunto com o da economia, deve rever a lei sobre a privatização com o intuito de garantir que o Estado seja responsável pelo pagamento das instituições por meio de um novo inciso, fazendo com que as tais atuem principalmente em lugares necessitados. Sendo assim, a população estaria realmente satisfeita e não passaria por mais frustrações semelhantes a de Carolina. (A proposta de intervenção precisa ser mais desenvolvida)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. Bom estudo. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES