A privatização precisa de um olhar centrado - Banco de redações


Privatização do saneamento básico

Enviada em: 02/08/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Adam Smith, importante economista escocês do período que data a revolução industrial (Vírgula) defendeu a teoria que a origem da riqueza está no trabalho, e não na terra. Para o autor, a importância do cultivo só se dava devido a mão de obra, e que sem alguém que a realizasse o serviço não seria aproveitado. Baseado nisso, vale enfatizar que com a privatização do saneamento básico espera-se medidas paliativas que tornem a produção do lixo mais consciente, com estímulos de reciclagem e maior qualidade dos aterros sanitários e limpeza nas cidades. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primordialmente. é relevante ressaltar que limpeza urbana e moderação no seu excesso não condiz apenas com a produção do lixo, mas com toda a necessidade de uma padronização sustentável no que diz respeito também à água limpa, esgoto, energia elétrica e higienização das cidades, independentemente de metrópole ou região interiorana. Paralelo a isso, governos de diferentes cidades têm tomado suas decisões de acordo com o seus critérios e prioridades: muitos já colocaram em prática o processo de privatização, a começar por parques, casas culturais, centro de exposições e outras quantidades de dependências públicas, (Essa discussão precisa estar relacionada com mais clareza) no que podemos chamar de "cultura da industrialização moderna". (Argumentação expositiva)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, é possível destacar o filme "Saneamento Básico" (Vírgula) do cineasta Jorge Furtado, que em seu enredo principal tinha como pano de fundo justamente a ideia de conscientização dos líderes legislativos na promoção de qualidade de saúde condizente as tributos impostos. Outrossim, é válido apontar que muitas regiões do país não dispõe de aterros sanitários e de uma rede de esgoto bem estruturada (Melhore a progressão de ideias). Esse reflexo também é visto nos grande centros, principalmente nas periferias, onde o detrimento e o descaso para com o habitante é gritante. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Destarte, é de suma importância um atendimento de melhor qualidade a esses lugares com políticas públicas que visem a qualidade da sociedade em geral, mas precisamente nos locais onde a situação é alarmante. Medidas que visem um maior fluxo de reciclagem e consciência na produção dos lixos, que combata a poluição das cidades devem ser aplicadas. (Ideias fragmentadas) Através de contratações de profissionais como engenheiros e arquitetos que certifiquem-se das regiões mais afetadas e de trabalhadores como garis, que se comprometam com a limpeza urbana, e que os governos devem iniciar seus projetos. Assim, a população vai começar a dissecar o objetivo real do saneamento nas cidades. Conquanto, dessa forma, tais implementações visam combater o impasse de maneira precisa e democrática. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem limitada do tema proposto. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200