Sou Mil PE - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Por conta da pandemia de coronavirus (Vírgula) o isolamento social começou a fazer parte da rotina de milhões de brasileiros, principalmente os jovens que frequentam as escolas e universidades. Assim, a Educação a Distância(EAD) foi a forma encontrada pelas instituições públicas de ensino para resolver o problema da falta de aula presencial. Porém, o EAD vem sofrendo bastante com os desafios, tais como a democratização do acesso à internet e a falta de experiência dos alunos com as tecnologias utilizadas por eles no estudo. (Boa. Formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, é importante destacar que grande parte dos jovens brasileiros não possuem acesso à internet, o que se torna um problema para as escolas que passaram a trabalhar com o EAD. Por esse motivo, a eficácia do programa acaba se tornando baixa, visto que não atende a todos de forma igualitária. Portanto, seguindo a Constituição Federal brasileira que diz que a educação é direito de todos (Melhore a progressão de ideias), fica evidente que essa forma de lecionar é falha e não respeita as normas do Estado. (Discussões pertinentes, mas o desenvolvimento está limitado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, também é fato que muitos alunos sentem dificuldades com o manuseio dos celulares e computadores utilizados pelos professores no ensinamento à distância. Logo, esse é mais um motivo que comprova que o EAD ainda precisa resolver vários problemas que impedem seu funcionamento. Posto isso, pode se citar como exemplo os povoados do sertão nordestino que receberam o acesso à internet. Entretanto , muitos não conseguiram ainda se adaptar com a nova tecnologia. (Desenvolvimento limitado. Explore mais as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Destarte, é substancial que o Governo (Boa. Apresenta o agente) melhore o EAD para que ele se torne acessível a todos os jovens. Para isso, o Governo Federal deve disponibilizar para os estudantes, que não possuem boas condições financeiras, um valor mensal destinado ao pagamento de planos de internet. Com isso, os jovens que não possuem rede Wi-Fi em casa, (Sem vírgula) terão a chance de acessar as aulas online. Além disso, o Ministério da Educação deve enviar, aos que preferirem, as atividades impressas e os livros utilizados para pesquisas. Com essas medidas, a Educação a Distância irá se tornar mais eficaz e fará com que o isolamento social não interfira no aprendizado. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto foram pouco exploradas. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200