Reflexos dos problemas educacionais na Educação a Distância - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
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Com a pandemia e o conseguinte isolamento social. (Uso inadequado da pontuação) a suspensão das aulas presenciais trouxe à tona os desafios da Educação a Distância no Brasil. A vontade de manter o calendário em dia evidenciou a difícil e complicada educação brasileira junto da desigualdade social entre os alunos da rede pública e privada. (Melhore a apresentação do tema. Apresente a tese com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, o Brasil já apresentava dificuldades relacionadas a educação, como falta de infraestrutura, visto que, (Sem vírgula) muitas escolas da rede pública enfrentam uma constante falta de material didático, carteiras e, até mesmo, merenda escolar, essencial na alimentação de muitos estudantes pelo país. Dentre os últimos colocados no ranking do Pisa, nas avaliações de leitura, matemática e ciências, o Brasil já demonstrava a precariedade do ensino geral no país. (Abordagem limitada do tema) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Posteriormente, os problemas na educação se refletem no Ensino a Distância, onde (Reveja pronomes relativos) há, praticamente, a ausência das escolas públicas na modalidade. Com a falta de estrutura, internet e seus respectivos meios, para muitos alunos, o chamado EAD se torna absurdamente desigual, dificultando sua adesão. Num país onde a desigualdade social prospera, uniformizar o ensino remoto é impossível. Enquanto há alunos com acesso à internet e seus meios, há os que não possuem , deixando-os atrasados em relação aos outros (Melhore a apresentação dessa discussão). Este problema se evidencia ainda mais quando se coloca em comparação as escolas privadas, onde grande parte dos estudantes têm acesso e, até as próprias escolas, possuem plataformas especializadas para o ensino. Pautando isso, é importante frisar que, (Sem vírgula) esses estudantes competirão no vestibular e, posteriormente, no mercado de trabalho (Melhore a apresentação dessa discussão). Ademais, até as escolas privadas estão enfrentando problemas para a adesão do ensino remoto (Vírgula) visto que, (Sem vírgula) as dificuldades não implicam apenas a parte financeira, mas também a psicológica. (Expõe, mas argumenta pouco)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A dificuldade em focar, a falta de um lugar silencioso ou a necessidade do compartilhamento do material, como computador ou celular, são fatores que dificultam o desempenhos do alunos em aulas remotas. Sem conta que, (Sem vírgula) estamos passando por uma pandemia, onde (Reveja pronomes relativos) muitos familiares de alunos, alunos e, até mesmo, professores estão morrendo, acarretando em uma pesagem (Reveja a seleção lexical) psicológica enquanto as aulas ocorrem. (Abordagem limitada do tema proposto)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, dada as atuais condições, o Ensino a Distância no Brasil é algo inviável e inacessível a população, sendo mister ao Ministério da Educação e seus adjacentes (Boa. Apresenta o agente)(Sem vírgula) a desaceleração do calendário letivo, contando com reposições de aulas ao longo do ano de 2021 para, assim, ter o seu planejamento concluído já que, (Sem vírgula) durante a pandemia não se tem a mesma adesão e desempenho das aulas presenciais. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200