EM BUSCA DA MELHOR IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ONLINE - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A educação ao longo dos anos vêm-se vem melhorando a maneira de ensino; em 1940, no Brasil, destacou-se as rádios com caráter educativo; e, na atualidade, nota-se a consolidação de redes digitais de ensino à distância. Entretanto, ela não está sendo bem fundamentada, a qual ainda implica em desafios. Entre os principais fatores que corrobora essa ferramenta destaca-se a falta de políticas públicas e o mal planejamento. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é relevante abordar que na Roma Antiga a educação era restrita à elite e, na atualidade brasileira (Vírgula) verifica-se uma proximidade com esse contexto, pois ainda há muitos cidadães que não possem condições de adotar o ensino à distância. Segundo dados do PNAD (Desenvolva a sigla), tratando-se da educação básica, apenas 35% dos estudantes das escolas públicas possuem computador em suas casas, enquanto 75% da rede privada tem acesso. Além disso, constata-se por meio das mídias, (Sem vírgula) que ainda existem locais que não há disponibilidade de energia. Assim, com a falta de políticas públicas ocasiona a menor exploração desse mecanismo . (Discussões pertinentes, mas a abordagem está limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, no governo de Getúlio vargas houve avanços significativos no ensino, como a fundação de escolas e academias para a formação de professores. Entretanto, na atual realidade brasileira, ainda falta planejamento para se aprimorar a educação à distância, a qual há poucos docentes capacitados nos meios tecnológicos, e plataformas digitais melhores para os alunos. Desse modo, esse contexto influencia no pouco uso desse meio. (Abordagem limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a necessidade da adoção de ações que melhore a efetivação da educação à distância. Desse modo, cabe ao governo (Boa. Apresenta o agente) fomentar equipamentos e aulas de capacitação para alunos e professores, por meio de um amplo investimentos, da mesma maneira dos auxílios sociais, a fim de disponibilizar o ensino para aqueles que não têm condições. Além disso, é preciso que o MEC (Desenvolva a sigla) crie plataformas de estudo associado com entretenimento, por meio de aplicativos, como já ocorre em alguns cursinhos onlines, a fim de tornar a educação menos instigante para os alunos. Assim haveria a melhor consolidação da educação.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, mas foram desenvolvidas de modo limitado. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200