Os obstáculos das classes menos favorecidas - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
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Tema: Desafios da educação a distância no Brasil
Os obstáculos das classes menos favorecidas (Observe que há um espaço destinado ao título)

A tecnologia está presente na sociedade moderna de forma constante, é difícil não ver ela no pulso de uma pessoa mostrando as horas, na cozinha tocando a música do dia ou nas mãos com dedos frenéticos digitando e compartilhando informação. No entanto, apesar de toda a sua constância no século XXI, em países que possuem uma grande desigualdade social como o Brasil, a tecnologia não é acessível a todas as famílias de forma justa e igualitária. (Não contextualiza o tema proposto)

(Escolha errada de conectivo. Melhore a coesão entre os parágrafos) Portanto, o maior desafio da educação a distância seria levar o ensino às famílias mais carentes. De acordo com o MEC (Desenvolva a sigla), aproximadamente milhões de estudantes não possuem acesso à internet, muitas famílias dividem um único telefone celular ou nem se quer possuem um (Abordagem limitada). Além do desafio de acesso à internet, há ainda os alunos que necessitam de uma assistência pedagógica mais intensa do que outros. (Abordagem limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Uma possível solução para levar o ensino aos alunos sem acesso à internet seria a conscientização dos que possuem esse privilégio a ajudarem os menos beneficiados. Outra solução seria a instituição de ensino disponibilizar de arquivos impressos para que os alunos que não possuem internet possam ter acesso ao material, a instituição poderia fazer um acordo com alguma papelaria para que está imprimisse os materiais a uma lista específica pré formulada com o nome dos alunos que necessitariam do material, assim evitando fraudes. Quanto a necessidade de assistência pedagógica os professores poderiam se mobilizar para estar prestando a assistência necessária aos que precisassem. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas conforme o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Dessa forma, sugiro que elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200