As dificuldades da educação a distância - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
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Educação a distância é uma forma de aprendizado onde (Reveja pronomes relativos) alunos e professores utilizam meios de tecnologia e comunicação para a realização das aulas. Entretanto, a desigualdade social prejudica uma boa parte dos alunos devido a falta de acesso à internet, por não terem computador em casa, além da dificuldade de se concentrarem, entre outros fatores. (Boa. Apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Apesar de que 48,5 milhões de alunos estejam cursando a educação básica, segundo os dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 75% dos estudantes de escola privada possuem computador em casa, enquanto os estudantes de escola pública apenas 35% possuem computador em sua residência (Melhore a construção dessa ideia). Devido a atual situação da pandemia do coronavírus, muitos pais estão trabalhando em casa, resultando em outra dificuldade que é dividir um computador para o home office dos pais e para o ensino dos filhos. (Expõe informações importantes, mas argumenta pouco)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Visto que existe uma grande dificuldade dos alunos referente a adaptação do ensino a distância, muitos não conseguem acompanhar a matéria e se atentarem a explicação do professor, onde (Reveja pronomes relativos) aumenta a dificuldade deles na realização de trabalhos e atividades, além de muitos alunos não conseguirem ter acesso ao material de estudo, como apostilas e mais. (Desenvolvimento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma interjeição eficiente para as dificuldades apresentadas, (Sem vírgula) seria primeiramente uma atenção maior por parte do governo, onde (Reveja pronomes relativos) iriam ajudar as famílias que passam por necessidades, posteriormente, garantir que todos os estudantes tenham de alguma forma acesso à tecnologia para a realização das aulas, e (Vírgula) por fim, ajuda de familiares ou alguém próximo para alunos que tenham dificuldades de manter a atenção e que não conseguem acompanhar as aulas. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200