EAD - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
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Segundo o poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, “ No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Partindo desse pressuposto, percebe-se que determinado problema se baseia como um obstáculo na vida de muitos brasileiros na sociedade contemporânea. Nessa lógica, torna-se pontual compreender os desafios na educação a distância no Brasil. Isso se deve a falta de internet e aparelhos tecnológicos. (Boa. Contextualiza o tema. No entanto, as discussões iniciais precisam ser desenvolvidas com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é preciso ressaltar sobre a ausência da internet em determinadas regiões brasileiras.De acordo com dados do TIC Domicílios de 2019, apenas 30% dos lares no Brasil não têm acesso à internet. Isso se dá pelo preço elevado e a falta de condições financeiras, que os impedem de garantir uma conexão de internet e usufruir-lós usufrui-los de uma educação a distância. (Abordagem pertinente, mas desenvolvimento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de aparelhos tecnológicos, (Sem vírgula) como computador, celular são essenciais no ensino a distância e (Vírgula) segundo o PNAD( Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), constatou que 35% dos estudantes de rede pública possuem computador em suas residências, enquanto o restante, ou seja, 75% dos estudantes de rede privada possuem computador (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante disso,nota-se que ocorre uma desigualdade social alarmante, quando, na realidade (Vírgula) deveria ser igualitário. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a educação a distância não seja um obstáculo na vida dos brasileiros de renda precária, é necessário que o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), em parceria com escolas e canais de televisão (Vírgula) disponibilizem apostilas didáticas, diminuição do preço da internet e acesso a ela através de chips a quem não possui.Ademais, criar aulas através de programas de televisão. Assim, a educação a distância não será mais um obstáculo ​​​​​​​(Vírgula) mas sim uma equidade.

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas, evitando uma abordagem limitada do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200