DESAFIOS - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

À medida que a tecnologia avança,ela proporciona praticidade e versatilidade na vida cotidiana das pessoas. No Brasil, o uso de recursos tecnológicos ocorre em muitas áreas,principalmente na área de educação,a educação a distância foi a única forma de perpetuar os serviços educacionais no país devido a pandemia,porém,ainda enfrenta vários obstáculos,por exemplo o acesso à internet, já que não são todos os brasileiros que tem o acesso a ela. É obrigação do Estado propor medidas para diminuir o impasse. (Melhore a apresentação das discussões inciais. Apresente a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Apesar de ser prática,a educação a distância não consegue chegar na rotina dos estudantes,pois muitos encaram diversos problemas. Entre eles estão o acesso à energia elétrica e o acesso aos meios de comunicação, sem esses recursos a disponibilidade de internet para população é negada (Melhore o encadeamento de ideias). De acordo com o dado do IBGE (Desenvolva a sigla) de 2003, mostra que 11 milhões de habitantes não possuem acesso à energia elétrica,uma realidade persistente no Brasil. Em relação aos meios de comunicação, muitos brasileiros não conseguem obtê-los para o consumo devido aos altos preços sobre esses produtos (Vírgula) como celulares e computadores. Além disso,vale ressaltar um outro obstáculo,o acesso à internet,o IBGE aponta que 25% dos brasileiros não possuem acesso à internet e isso representa 46 milhões de pessoas,pois o custo da internet não é acessível a população. (Expõe dados, mas não argumenta)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) No que diz respeito aos argumentos, o que dificulta a resolução do problema é a desigualdade social existente no pais,com a baixa renda não é possível obter os recursos necessários para o ensino a distância. Portanto,medidas são indispensáveis para resolver o impasse, para a resolução do problema da energia,o Ministério de Minas e Energia poderia fazer um planejamento para instalar a energia elétrica atráves de dados que mostram quais regiões são mais carentes de eletricidade. O MEC (Desenvolva a sigla) em parceria com a Apple,Samsung e LG,fariam doações de seus eletronicos 3 vezes ao mês para escolas públicas e para os cidadãos mais pobres. O Estado (Vírgula) em parceria das com empresas dos meios de comunicação e companhias de telefone e internet (Vírgula) poderiam propor um projeto de lei que permita ter baixos preços de internet e dos meios de comunicação. Espera-se que dessa maneira a educação a distância seja acessível a todos.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas respeitando o recorte temático proposto pelo tema. Explore mais os dados apresentados ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200