Desafios do ensino à distância no Brasil - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a Constituição Federal de 1988, todo indivíduo tem a garantia de educação de qualidade, visando ao o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, assim como a lei é aplicada na educação a distância (Problemas na progressão de ideias. Reestruture). No entanto, na prática, a lei é deturpada, visto que existem desafios para o ensino a distância no Brasil. Esse cenário acontece por causa da negligência do Estado e da desigualdade social. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vale destacar que o Governo Executivo não auxilia a população em muitos setores (Vírgula) dentre eles, a educação. Sendo assim, com o avanço da tecnologia a mudança no estilo de vida das pessoas é recorrente, a partir da Revolução Industrial o mundo tornou-se globalizado, mas o Brasil, por sua vez, teve sua industrialização tardia. Desse modo, o acesso a internet é limitado, a qual as classes superiores são mais privilegiadas com tal recurso, e os mais vulneráveis enfrentam desafios para o uso da mesma (Use quando houver ideia de igualdade), portanto, é crucial a presença do Governo para que o ensino a distância seja efetivo para os mais dependentes da ajuda do Estado. (Delimite e explore mais as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, o filósofo Karl Marx já dizia que "A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história da luta de classes", ou seja, a desigualdade social sempre existiu e é um problema que assola a população brasileira. Nesse viés, estudos mostram que quase 50% dos brasileiros são pobres, e enfrentam dificuldades todos os dias na sociedade por falta de renda e a omissão do Governo para ajudar tal parcela (Apresente a fonte da informação). Assim como a população pobre enfrenta óbices para uma moradia decente, do mesmo jeito existem desafios para o ensino a distância, visto que não há recursos para a efetivação do EAD. (Desenvolvimento limtiado. Explore mais os argumentos apresentados)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que não existam mais desafios para a educação a distância, cabe ao Governo Executivo (Boa. Apresenta o agente), em parceria com o Ministério da Educação, - órgão responsável pela qualidade do ensino nacional - (Excelente. Faz o detalhamento do agente) criar projetos sociais por meio de ONG's ONGs, (Sem vírgula) que auxiliem no desenvolvimento educacional a distância para a população mais carente (Vírgula) a fim de mitigar os problemas enfrentado​​​​​​​s na educação a distância. Assim, haverá o cumprimento da Carta Magna.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200