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Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
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O filme “Escritores da Liberdade”, (Sem vírgula) se baseia na história de uma jovem e idealista professora que chega a uma escola em um bairro pobre nos Estados Unidos, corrompido pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender no início, assim, para fazer com que eles aprendam, a professora Gruwell aposta em métodos diferentes de ensino. De maneira similar ao contexto atual, professores desde a educação infantil aos de ensino superior, (Sem vírgula) têm desenvolvido métodos de aulas que façam os alunos aprenderem mesmo que a distância. Logo, é imprescindível ressaltar as dificuldades enfrentadas na educação a distância no Brasil. (Não formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é importante salientar que a falta de acessibilidade a internet por parte da população brasileira esteja entre as causas da problemática. Diante disso, de acordo com o dramaturgo Karl Kraus, a educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebem, muitos transmitem e poucos possuem. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se que muitos brasileiros não têm acesso à internet e isso traz consequências negativas para o futuro dos seus filhos, principalmente em momentos de isolamento social, visto que, (Sem vírgula) a maioria da população brasileira tem acesso a esse recurso, portanto quem não tem fica prejudicado nos estudos, demonstrando mais uma vez as desigualdades sociais presentes no Brasil (Melhore a apresentação dessa ideia). Sendo assim, urge a extrema necessidade de um acesso igualitário e acessível a esse recurso. (Delimite as discussões apresentadas. Evite uma abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, destaca-se que a evasão dos alunos em aulas a distância corroboram para os desafios na educação. Dessa forma, em muitos casos os cursos EAD (Educação a Distância) tornam-se desinteressantes para o estudante (Reelabore essa discussão). Nesse sentido, é possível perceber que a internet pode até trazer maneiras de comunicar-se a distância, mas em nada substitui as aulas presenciais, haja vista que o foco que se tem quando está em uma sala de aula é outro totalmente diferente daquele que se tem em casa (Argumento limitado), onde há tantas distrações. Assim sendo, é necessário ter um olhar crítico sobre tal situação, pois consoante o filósofo Immanuel Kant “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imperiosa a mudança de pensamento em relação à educação a distância no Brasil. Nesse viés, para um acesso igualitário e acessível a todos, o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente), com o auxílio do Ministério da Ciência e tecnologia, deve promover a diminuição dos preços da internet para as pessoas com renda menor ou igual a 1 e 2 salários mínimos, por meio de renegociações de valores mais baixos com as operadoras, a fim de que todos possam pagar pela internet e nenhum aluno ficar prejudicado. Ademais, a sociedade despertar um olhar crítico e compreensível (Vírgula) pois nem sempre é fácil estudar, ainda mais a distância, (Ponto final) Logo, é importante aulas online ​​​​​​​(Vírgula) mas principalmente as presenciais. Afinal, conforme afirmou Rousseau “Para a realização de grandes coisas a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos”.

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões respeitando o recorte temático do tema proposto. Evite uma argumentação expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200