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Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
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José Saramago, reverente escritor e dramaturgo português, sobrelevou, em "Ensaio Sobre Cegueira", que o individualismo, o egoísmo pessoal e as covardias do cotidiano contribuem para uma espécie de cegueira mental, que consiste em está  estar no mundo e não ver a realidade. Paralelamente, no Brasil, a questão do difícil Ensino a Distância (EaD) em nada difere da narrativa de Saramago, pois a falta de um questionamento contundente pela esfera federativa acerca da temática é uma marca constante neste país. Desse modo, é válido analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a aspecto políticos e sociais. (Boa. Contextualiza e apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, a omissão do Governo mediante investimentos nessa área contribui para uma fragilidade, no que tange a falta de equipamento e cursos de informática destinados a alunos e professores. Para o jornalista e escritor Diogo Mainardi ,“o maior problema do Brasil é o gigantismo do estado.” (Melhore a progressão de ideias). Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que tal gigantismo estatal – em meio a uma pandemia de coronavírus – auxilia na saturação do desempenho de estudantes e de profissionais da educação, visto que utensílios como computadores e o acesso a uma internet de qualidade, por exemplo, deixam de ser disponibilizados a esse público devido a uma má administração financeira. (Discussões pertinentes, mas desenvolvida de modo limitado)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, uma comunidade que restringe um direito constitucional como o acesso a um ensino de qualidade, em vista de fatores individualistas e egocêntricos (Reestruture essa ideia), representa um retrocesso para a coletividade que preza por equidade. Nesse viés, na teoria da percepção do estado da sociedade, de Émile Durkheim, sociólogo francês, abrangem-se duas divisões: "normal e patológica". Nesse sentido, percebe-se que um ambiente patológico, em crise, rompe com seu desenvolvimento, pois um sistema sem equidade não favorece o progresso estudantil. Dessa forma, com a indisponibilidade de ir à escola mediada pela ordem de afastamento devido a covid-19, a democratização de uma educação justa torna-se inviável. (Desenvolvimento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para mitigar e superar o impasse. Em razão disso, o Poder Executivo Federal (Boa. Apresenta o agente), sob a ação das secretarias ​​​​​​​municipais, deve providenciar o aumento do contingente tecnológico por meio da criação de programas como "vales chips" e "salas públicas de informática", que incluam melhorias de logística e de infraestrutura em plataformas públicas de ensino. Ademais, é necessário o engajamento social em função de reinvidicar das autoridades a competente oferta desses serviços. Assim, será possível está no mundo e ver a realidade por completo.

Comentários do corretor


Discussões pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas para evitar um recorte superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200