Entraves educacionais - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
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O avanço significativo da tecnologia, aliado à popularização do uso da internet, tem sido de grande valia para diversos campos do conhecimento. Entretanto, na área educacional, os desafios do ensino à distância ainda são vastos, há diversas barreiras a serem superadas, como exemplo da falta de acesso a equipamentos básicos por parte dos alunos de baixa renda e a falta de capacitação de educadores. (Boa. Apresenta a tese. No entanto, o tema precisa ser contextualizado com mais clareza)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Conforme disposição constitucional, a educação é direito de todos e dever do Estado, porém, com o advento da pandemia do covid-19, vê-se que o Estado não tem conseguido desempenhar o seu papel de forma eficaz, aliás, isso não é de hoje (Melhore a apresentação dessa ideia). Boa parte dos estudantes brasileiros é de baixa renda e não tem acesso às aulas do ensino à distância por falta de computador ou por falta de acesso à internet. Desse modo, o ensino público no Brasil, que já não era desempenhado a contento, mostra-se ainda mais defasado quando comparado ao ensino particular. Este, disponível a famílias abastadas (Vírgula) as quais dispõem dos mais variados recursos tecnológicos, que vão desde o uso de um simples smartphone até um computador de última geração, munido da mais potente banda larga. (Recorte limitado do tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Outro fator (Vírgula) não menos importante, diz respeito a capacitação dos professores nesse novo cenário educacional. O ensino à distância é utilizado em alguns cursos de formação superior há certo tempo, todavia, (Sem vírgula) esse método não teve espaço na educação básica, por exemplo, o qual tem enfrentado diversos entraves na sua implementação. Professores relatam a falta de habilidade para lidarem com as ferramentas virtuais, isso faz com que se crie um distanciamento na relação professor aluno, pois os educadores devem saber explorar os recursos tecnológicos disponíveis para conseguirem falar na mesma língua das crianças e adolescentes dos dias atuais (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, ao corpo docente é recomendado que se atente às inovações da sua área, por meio de cursos de capacitação técnica educacional, a fim de estreitar o vínculo com os educandos. (Cuidado com o tangenciamento)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante desses desafios do ensino à distância no Brasil, seria pertinente adotar-se medidas como a destinação de computadores ociosos da Administração Pública – de todas as esferas: União, Estados e Municípios -, e destiná-los aos alunos de baixa renda; unindo-se a isso, uma parceria entre Governo e empresas de telecomunicação (Boa. Apresenta o agente) para o oferecimento de internet gratuita a esses estudantes. Além disso, a implementação, por parte do Estado, de centros de capacitação para os professores, para que haja constante atualização dos conteúdos de sua área de atuação. Assim, o equilíbrio de uma sociedade justa respeitará a dignidade da pessoa humana.

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma argumentação limitada e expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200