EAD: O novo "normal" - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Declaração Universal dos Direitos Humanos – promulgada em 1948 pela ONU (Desenvolva a sigla) – assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. Entretanto, a educação a distância no Brasil sofre cada vez mais desafios, aumentando assim a desigualdade educacional no país. Nesse contexto, pode-se dizer, então, que a falta de acesso a aparelhos tecnológicos, à internet e a suportes didáticos aos estudantes contribuem para o agravamento da situação. (Boa. Apresenta a tese_

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é necessário observar que devido a pandemia do novo coronavírus a educação a distância está sendo adotada em larga escala no Brasil. Todavia, nem todos os estudantes têm acesso a aparelhos (Vírgula) tais como celulares e notebooks (Vírgula) e ainda menos à internet (Melhore a apresentação dessa ideia). De fato, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil 4,8 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso à internet em casa. Desse modo, constata-se que esse cenário ainda está longe de ser democratizado. (Desenvolvimento limitado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, diversas escolas não disponibilizam suporte educacional nem a ajuda de professores a seus alunos. Certamente, sem alguém ou alguma maneira que possa direcioná-los eles ficam cada vez mais desmotivados (Vírgula) já que não contam com o apoio psicológico que a escola presencialmente proporciona (Reestruture essa discussão). Dessa forma, evidencia-se que a educação a distância necessita de amparos para sua funcionalidade efetiva. (Argumento limitado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que os desafios educacionais supracitados sejam mitigados, é preciso intervir. Logo, cabe ao Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) , juntamente com as grandes emissoras de televisão, proporcionar de maneira mais democrática o ensino a distância por meio da disponibilização de aulas nos canais de TV em horários específicos para cada nível escolar, visto que grande parte dos brasileiros possuem uma em suas casas. Ademais, é de suma importância que os governos municipais (Vírgula) em parceria com as escolas, proporcionem suporte didáticos a seus alunos através da distribuição de materiais impressos entregues seguindo todas as orientações da Organização Mundial da Saúde, para que assim os estudantes possam melhor desfrutar da prerrogativa delineada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto foram desenvolvidas de modo limitado. Explore mais os argumentos ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200