Desafios para a educação a distância no Brasil - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
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De acordo com a primeira lei de Newton, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em movimento até que uma força suficiente atue sobre ele, fazendo-o mudar de percurso, é perceptível que os desafios para a educação a distância persistem há algum tempo na sociedade brasileira. De maneira análoga à lei da inércia, em vez de funcionar como a força capaz de mudar o curso desse problema, fatores de ordem educacional, bem como a iniciativa governamental, contribuem para o caótico cenário atual. (Apresente a proposta de intervenção com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante pontuar que a negligência com a educação digital é um dos principais impasses enfrentados, visto que as escolas não têm cumprido efetivamente o seu papel de promover aos alunos a construção de um conhecimento eficiente sobre como interagir de modo eficiente no ambiente virtual (Reestruture essa ideia). Essa falta de capacitação prática dos alunos torna a oferta dessa modalidade de ensino um desafio ainda maior, uma vez que influencia diretamente nos resultados de aprendizagem dos estudantes. Conforme Kant, o homem é tudo aquilo que a educação faz dele (Use aspas para demarcar a citação). Depreende-se, portanto, a importância dessa na formação de valores educacionais ausentes nesses indivíduos. (Melhore a progressão de ideias. Delimite e reestruture as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sob outro ângulo, cabe ainda avaliar a iniciativa governamental como um dos complicadores do problema. Segundo Rousseau, na obra “Contrato Social”, compete ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. Entretanto, nota-se que, no Brasil, falta de investimentos públicos voltados para o desenvolvimento da educação à distância rompe com as defesas do filósofo iluminista, já que, conforme a Constituição Federal de 1988, os cidadãos têm direito à educação de forma igualitária. Dessa forma, é inaceitável que, em pleno século XXI, os cidadãos não tenham acesso igualitário a uma educação de qualidade - uma vez que grande parte da população não tem acesso aos recursos necessários para participar desse modelo de ensino - violando o que é exigido constitucionalmente. (Reestruture e desenvolva as discussões com mais clareza)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) É imprescindível, portanto, ação coletiva para mudar o percurso dos desafios para a educação a distância no Brasil. Segundo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas e essas transformam o mundo. Logo, o MEC (Desenvolva a sigla)- como administrador da educação - (Boa. Apresenta e faz o detalhamento do agente) deve, por meio da aplicação de verbas, expandir programas de educação digital em todas as escolas para instruir os alunos sobre como interagir de modo eficiente no ambiente virtual, promovendo-lhes a construção de um conhecimento eficiente sobre o assunto. Por conseguinte,o Governo deve atuar, (Sem vírgula) através de investimentos direcionados para o desenvolvimento desse modelo de ensino, para disponibilizar, de maneira universal e democrática, o acesso à educação para os cidadãos, assegurando os direitos constitucionais e o bem-estar social. Só assim, a educação e o Governo, agindo como a força descrita por Newton, serão capazes de mudar o curso dessa problemática - da persistência para a extinção.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200