Desafios na Educação a Distância no Brasil - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o empresário norte-americano Steve Jobs, a tecnologia move o mundo. Entretanto, no contexto socioeconômico e cultural do Brasil, (Sem vírgula) a educação a distância é uma problemática que necessita de uma solução. Nesse sentindo, a democratização do acesso ao EAD (Desenvolva a sigla) e a inclusão da minoria carente, (Sem vírgula) torna-se vital para que seja igualitário o aprendizado de todos. (Formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é importante analisar as condições financeiras de todos as pessoas que desejam efetuar um curso online. Como as recentes pesquisas feitas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), (Sem vírgula) mostram que cerca de 1,7 milhões de brasileiros realizaram matrículas em cursos EAD durante a pandemia, entretanto a mesma fonte divulgou, em 2016, que 85% de estudantes que procuravam essa plataforma de ensino eram de instituições privadas, o que acarreta em uma triagem dos alunos. (Reestruture as discussões. Abordagem superficial. Articule com mais produtividade os dados apresentados)

(Boa estratégia coesiva) Outro ponto relevante a destacar, (Sem vírgula) seria que, (Sem vírgula) os estudantes poderiam ocupar seu tempo, durante a pandemia, com aulas gratuitas. Assim como a universidade Harvard dos Estados Unidos, entidades ligadas a educação brasileira poderiam disponibilizar variados tipos de cursos com certificados, como de Ciências Sociais, Artes e Design, dentre outros. Como Aristóteles declarou, todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer. Nesta circunstância pandêmica, só falta um meio seguro de obter tal conhecimento. (Reveja as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) ​​​​​​​Fica clara, portanto, a necessidade do Governo de ajudar (Boa. Apresenta o agente), por meio de investimentos no Ministério da Educação, a fim de facilitar aos jovens de escola pública que têm acesso limitado ou nulo aos meios de comunicação tecnológicos atuais, mediante ao fornecimento de computadores ou internet. Ademais, as instituições de ensino poderiam ofertar cursos gratuitos, tanto para jovens que ainda não acabaram o ensino médio, como também para adultos, com objetivo de tornar a educação inclusa a todos. A partir dessas ações, é de se esperar que a melhoria possa acontecer através da tecnologia citada por Steve Jobs. ​​​​​​​(A proposta não está diretamente ligada ao tema proposto. Reformule)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidos de acordo com a estrutura e o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200