O EAD NO BRASIL - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 01/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O ensino à distância se tornou um dos temas mais discutidos em relação ao sistema educacional básico. O “EAD” já gerava controvérsias muito antes da crise mundial de 2020. Sua aplicação à educação pública básica é mal vista por diversos pedagogos e muitas vezes é uma forma de sucateamento do sistema educacional, mas pode ser utilizada como instrumento de democratização do ensino. (Reestruture as discussões e melhore o encadeamento das ideias. Formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A linha histórica da educação não se confunde com a linha histórica da tecnologia. Por mais avançada que pareça a educação à distância, este avanço tecnológico pode não se refletir em uma evolução das práticas educacionais (Reestruture essa ideia). Por muitos anos, o processo educacional era entendido como a transmissão de conteúdo daquele que sabe para o que não sabe. Com pedagogos como Paulo Freire, essa relação entre professor e aluno se transforma. Para ele, a educação é um processo dialético em que o educador também é educado e o educando também educa. No ensino à distância, essa relação de aprendizagem se torna insustentável e se perde, retrocedendo a uma perspectiva de transmissão de conhecimento. (O tema está desenvolvido em "segundo plano")

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a aprendizagem à distância (Veja sinônimos), com a prerrogativa de diminuir custos dos governos, reduz aos poucos a função social das instituições escolares, (Sem vírgula) que não são somente os locais onde a educação formal ocorre, mas um ambiente onde também são desenvolvidas as relações interpessoais dos educandos entre si e com os educadores, o que contribui para o processo de aprendizagem. (Desenvolve de modo tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, em outros contextos que não a educação formal básica, como em aulas online de cursinhos para vestibulares, por exemplo, o ensino à distância tem as suas vantagens. Por ser opcional e como um complemento educacional, a disponibilização de determinado conteúdo para um público amplo evidencia a função democrática dessa modalidade de ensino. (Desenvolvimento limitado da discussçao apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Assim, todas as tendências do mundo moderno para um futuro tecnológico devem contribuir, e não prejudicar a educação brasileira. O uso de instrumentos tecnológicos em sala de aula, como a utilização de computadores e internet para dar suporte e apoio à educação devem ser amplamente difundidos, mas com os cuidados necessários para não se sobreporem ao fator humano presente na educação, o que ocorre com o EAD. (Apresente a proposta de intervenção de acordo com o tema)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto, evitando uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita. Bom estudo.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200