Bianca Ribeiro - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 20/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No que se refere ao papel do influenciadores digitais na formação dos jovens do Brasil é possível afirmar, (Sem vírgula) que fatores como o consumo desenfreado e a exposição excessiva de bens e serviços nas mídias têm contribuído para seu aumento nos últimos anos (Reformule e desenvolva essa discussão com clareza). Isso se evidencia não só pelos internautas usarem os influenciadores para conhecer uma marca nova ou produto, como também por fecharem uma compra levando (Evite o gerundismo) em conta as dicas e compartilhamentos pelos criadores do conteúdo. 

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Convém lembrar ainda, (Sem vírgula) que os ¨influencers" procuram trazer novas marcas e elementos capazes de direcionar ou controlar uma pessoa a compra ou desejo. Segundo o filósofo George Orwell, a marca mantém a massa, a massa mantém a mídia e a mídia controla a massa. Contudo ao fecharem uma parceria com as empresas, os influenciadores acabam divulgando (Evite o gerundismo) produtos sem saber se é de qualidade, prejudicando (Evite o gerundismo) os consumidores que através deles acreditam na excelência do produto. (Melhore a progressão de ideias. Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, os seguidores buscam comprar as mercadorias apresentadas pelos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade), tendo em contra partida  contrapartida, (Sem vírgula) a fuga da sua realidade, uma vez a a sociedade do século XXI vive uma incessante busca pelo ter, centrada em bens materiais que estão fora de sua existência (Reformule essa discussão). O Biólogo (Reveja) Bauman nos diz, (Sem vírgula) que a realidade pelo ato de querer,(Sem vírgula) é a teimosa indiferença do mundo em relação a minha interação, a relutância do mundo em se submeter a minha vontade, que resulta na percepção do mundo real, constrangedor e, limitante e desobediente.. Entretanto esse desejo de possuir ¨coisas¨representando a felicidade, reforça a lógica capitalista, submetendo a sociedade sofrer pressão das classes dominantes.. (Reformule e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto)

A fim de solucionar esse impasse, é necessário a mobilização de agentes como o governo federal. Nesse sentido, o Ministério das Comunicações (Boa. Apresenta o agente) devem fomentar campanhas de informação através das mídias : rádios, tv, internet para que se possa alertar os consumidores . Além disso, fiscalizar as empresa divulgadas através dos influenciadores digitais por meio de monitorias dos seus produtos e serviços. Desse modo, espera-se com isso qualidade e segurança entregue aos clientes. (Proposta limitada. Faça um detalhamento)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto (tese, argumentos e proposta de intervenção). Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200