Influenciadores digitais: interferência positiva ou negativa? - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 20/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o filósofo britânico John Stuart Mill, o indivíduo é soberano sobre seu próprio corpo e mente (Use aspas para evidenciar a citação). Com os avanços das tecnologias e criação de novos meios de comunicação, (Sem vírgula) surgiram os influenciadores digitais, (Sem vírgula) que, por meio da internet, apresentam produtos ao seu público. Mas, além de serem produtores de conteúdo de marketing, eles também influenciam seus seguidores com suas próprias atitudes, sejam elas boas ou ruins. (Apresente a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é interessante lembrar que na Idade Média a igreja exercia uma grande influência sobre os fiéis. Ela estabelecia quais livros podiam ser lidos e quais eram proibidos, vendia indulgências prometendo (Evite o gerundismo) um lugar no céu, (Sem vírgula) e, muitas vezes, negava a ciência (Reveja e desenvolva de acordo com o tema proposto). Desse modo, os seguidores eram persuadidos a concordar com os ideais e atitudes da igreja, sem ao menos, poder questioná-los. Já no século XXI, a principal fonte de influência é a internet. Os produtos apresentados, principalmente por celebridades, tornam-se desejos de compra. Porém, essa intervenção vai além do campo material, chegando (Evite o gerundismo) a induzir o público quanto às suas atitudes e pensamentos. (Cuidado com o tangenciamento)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, há pessoas facilmente influenciáveis, especialmente quando se trata de assuntos sobre os quais elas não têm conhecimento. Um influenciador pode, por exemplo, se manifestar a favor da intervenção militar na política do país, e um seguidor, não sabendo (Evite o gerundismo) o que isso significa e quais as consequências que isso geraria, adere à ideia e passa a propagá-la, sem criar seu próprio senso crítico (Melhore a relação de ideias com o tema). Vale ressaltar, ainda, que assim como existem pessoas que apoiam cegamente as ideias de influencers, também há aquelas que questionam suas atitudes que, de alguma forma, as desagradam. (Reformule e desenvolva de acordo com o tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que ações sejam tomadas para que o público não seja influenciado de maneira negativa por pessoas com destaque nas redes sociais. Para isso, é necessário a criação de um órgão fiscalizador dos conteúdos compartilhados na internet, para que, caso sejam propagadas notícias falsas ou feitos comentários que venham a ferir os direitos humanos ou violem a Constituição Federal, os influenciadores (Vírgula) responsáveis por tais, sofram as devidas repreensões. (Reveja a proposta) Desse modo, a população não será induzida a difundir ideais equivocados, além de poderem utilizar seu pensamento crítico para, assim, serem soberanos sobre seu próprio corpo e mente.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto (tese, argumentos e proposta de intervenção). Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200