Segundo a filósofa, (Sem vírgula) Hannah Arendt, (Sem vírgula) “Uma existência vivida inteiramente em público, na presença de outros, torna-se, como diríamos, superficial”. Ao sair do contexto filosófico para a atualidade, percebe-se o aumento significativo de influenciadores digitais no Brasil, sobretudo ao utilizar as redes sociais com o caráter profissional – muitas vezes ao expor um mundo idealizado. Assim, cabe discutir acerca dos efeitos (Especifique-os) que esses desempenham na sociedade brasileira. (A tese precisa estar mais explícita)
(Boa estratégia coesiva) É importante pontuar, de início, a utilização do marketing de influência pelos influenciadores digitais. Assim, por meio dessa abordagem, os influencers têm interferido seguidores na tomada de decisão na compra de determinado produto ou marca, visto que aqueles adquirem confiança com o público-alvo por meio das redes sociais, sobretudo a forma como eles transmitem esse conteúdo (Evite períodos longos): uma ilusão de uma vida perfeita com exposição de um corpo idealizado; os cabelos sempre belos; as roupas que se encaixam adequadamente ao corpo (Melhore a construção de sentido). Prova disso é o resultado da pesquisa realizada pela Youpix, especialista no mercado de criadores de conteúdo, na qual comprovou que apenas 10% dos jovens brasileiros alegaram nunca ter sido influenciado por outro indivíduo na compra de alguma marca ou produto. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as redes sociais podem ser uma armadilha para a sociedade, como já alertara o sociólogo,(Sem vírgula) Zygmunt Bauman, (Sem vírgula) “as redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha” (Reformule essa discussão). Isso porque, com os milhares de seguidores, os influenciadores digitais têm se utilizado cada vez mais dessa ferramenta na transmissão (Reveja a seleção lexical) de conteúdo, ao passar uma imagem diferente daquilo que realmente vivem no cotidiano. Como exemplo, a influencer Gabriela Pugliese, que após publicar fotos em seu Instagram de uma festa na presença de algumas amigas, desrespeitando (Evite o gerundismo) as recomendações da OMS (Desenvolva a sigla) quanto ao distanciamento social por conta do Covid – 19. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Logo, urge a necessidade, por parte do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Boa. Apresenta o agente), da elaboração de uma cartilha no sentido de orientar tanto as empresas quanto os influenciadores digitais sobre o que é publicado nas redes sociais com intenção da venda do produto ou da marca, isto é, deixar que o indivíduo possa decidir, sem ser persuadido, acerca dessa compra (Reveja a viabilidade dessa proposta). Outrossim, cabe as escolas, através das aulas de gêneros textuais, apresentarem aos discentes o real sentido que cada divulgação; (Uso inadequado da pontuação) imagem, postas pelos influencers, têm a transmitir, ou seja, formar indivíduos críticos para poderem tomar decisões sem sofrerem interfência. Assim, será possível ter uma existência sem superficialidade. (A proposta precisa ser delimitada e desenvolvida com mais clareza)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais articuladas. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |