A importância dos influenciadores na era da globalização - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 20/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com o advento da internet e a consolidação da globalização, (Sem vírgula)  criou-se um cenário global no qual milhões de pessoas poderiam se conectar e ter acesso à informação acerca de diversos assuntos, o que permitiu, por exemplo, a criação de profissões como a dos influenciadores digitais. Através das redes sociais, esses usuários geram conteúdo e atraem seguidores, que muitas vezes têm confiança na informação divulgada pelos influenciadores e desse modo não os questiona. (Contextualize o tema com clareza e apresente a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) No entanto, essa forma de pensamento pode levar à disseminação de notícias falsas se um influenciador não pesquisar as informações em fontes confiáveis antes de postá-las. Porém, caso seja feito um controle, esses profissionais podem usar sua influência de maneira contrária, combatendo (Evite o gerundismo) a desinformação. Recentemente, devido à pandemia do novo coronavírus, a Cruz Vermelha contratou cerca de trinta influenciadores digitais para combater a desinformação do público através da divulgação de conteúdos essenciais acerca da doença. Essa medida foi tomada (Vírgula) pois, embora haja uma lista sobre as informações falsas em circulação no site da Organização Mundial de Saúde (OMS), essa não é acessível a todos e não impede a propagação dessas informações. (Não compreende a estrutura do texto. Argumentação expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Atitudes como essa demonstram que, ao contrário do que alguns pensam, os influenciadores exercem um papel importante, o qual pode beneficiar grandes organizações ou pequenas empresas, visto que são uma boa estratégia de marketing. Porém, ao “formalizar” esta profissão, faz-se necessária a criação de uma legislação, proibindo (Evite o gerundismo) a divulgação de conteúdos que desrespeitem os direitos autorais ou que contenham qualquer forma de discriminação. (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, pode-se concluir que os influenciadores digitais exercem um papel de grande impacto na nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade e, portanto, devem ser regulamentados, o que pode ser feito através de uma lei que determine regras acerca dos conteúdos publicados e que defina média salarial e carga horária para os influenciadores contratados por empresas (Reveja a viabilidade da proposta). Outrossim, deve ser estabelecido um mecanismo de controle em redes sociais para evitar o compartilhamento de notícias falsas, como a exclusão de postagens após a denúncia ou confirmação de que seu conteúdo é ilegítimo e a realização de acordos com agências como a Lupa, que pesquisam e contradizem essas notícias. Desse modo, além de gerar empregos, seria assegurada a segurança e confiança dos usuários nas mídias. (Apresente a proposta de acordo com a estrutura do texto)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200