A globalização( encurtamento das distâncias globais) iniciou-se no século XVI, (Sem vírgula) com o advento das grandes navegações e foi impulsionada pela terceira revolução industrial. Esse processo possibilitou que no século XXI surgissem os influenciadores digitais, (Sem vírgula) que possuem uma função muito importante, porém que exige responsabilidade. Isso porque, apesar deles democratizarem o acesso à informação, muitos se preocupam mais em ganhar likes do que com a qualidade do conteúdo que produzem. (Contextualize o tema com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante ressaltar que os " digitais influencers" tornam o conhecimento acessível a todas as classes (Desenvolva essa discussão com clareza). Como disse o então empresário Romeu Zema, existem brasileiros que parcelam um liquidificador de 200 reais em até 10 vezes, o que evidencia que há famílias vivendo (Evite o gerundismo) em condições de extrema pobreza no país. Sendo que, de acordo com a Empresa Dino, o 1% mais rico da população brasileira concentra aproximadamente 28% de toda a renda do país. (Reveja o recorte temático) Logo, os produtores de conteúdo são de suma importância para os pobres, porque eles orientam estes na compra de produtos; pois seria lamentável um cidadão comprar um eletrodoméstico(por exemplo), paga-lo durante um longo período de tempo, e este apresentar falhas após um ou dois anos de uso. (Não compreendeu o tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém salientar ainda que vários " influencers " preferem impressionar as pessoas, (Sem vírgula) do que produzir informações de boa qualidade (Reformule essa discussão). O célebre poeta William Shakespeare, (Sem vírgula) afirmou que vive - se hoje uma época terrível, onde idiotas conduzem cegos, pois determinados influenciadores realizam postagens aparentemente incríveis, mas que não condizem com a realidade e, infelizmente muitos cidadãos não percebem. (Reveja se há relação com o tema) Assim, em vez de passar informação ao povo, muitos desses profissionais passam desinformação, o que é deplorável, visto que é o cidadão de bem que sofre com as consequências de tal irresponsabilidade. (Não compreendeu o tema proposto)
Depreende-se, portanto, (Redundância) que os "digitais influencers" têm um papel de grande relevância e que exige incumbência, seja porque transmitem informação para todos, seja porque muitos visam ganhar likes e não informar. Para atenuar o problema, o Governo, aliado à mídia, deve criar premiações, por tipo de conteúdo, para os influenciadores digitais, através de votações online, para incentivá-los a aprimorar cada vez mais o conteúdo que divulgam. Destarte, o problema será amenizado gradativamente. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Exercite a escrita para melhorar os aspectos negativos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |