Em reportagem exibida no programa Balança Geral SP, no começo de 2020, o youtuber, (Sem vírgula) que popularizou o desafio da rasteira, (Sem vírgula) pediu desculpas, (Sem vírgula) após a “brincadeira” feita por ele, e que foi amplamente copiada por crianças e adolescentes, ter causado a morte de uma jovem. O episódio, (Sem vírgula) expõe o papel dos influenciadores digitais em inspirar ações de um determinado grupo e os impactos negativos, (Sem vírgula) que seus conteúdos, apresentados sem filtros ou supervisão, causam ao usuário. (Contextualize o tema com mais clareza e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Diante do crescente número de casos envolvendo (Evite o gerundismo) ações controversas de influenciadores digitais, como o dos que postaram vídeos em suas redes sociais, onde (Reveja pronomes relativos) lambiam vasos sanitários. Fica clara a responsabilidade social, (Sem vírgula) que estes criadores de conteúdo carregam, ao incentivar ações e comportamentos, seja, em um corte de cabelo ou em um posicionamento político, seu poder de influência se tornou altamente relevante, diante de um público, que passa em média 9 horas por dia conectado à internet, conforme dados do Comitê Gestor da internet no Brasil. (Discussões superficiais)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Apesar da importância que desempenham, (Sem vírgula) falta aos influencers noção de seu papel como pessoas públicas, tendo em vista, (Sem vírgula) o grande número de seguidores que defendem atitudes questionáveis como frequentar festas em meio a uma quarentena (Reestruture as discussões. Reveja o recorte temático). Assim cabe, (Sem vírgula) a outra parte do público o bom senso em compreender os limites da relação de confiança que deve ser tomada e cobrar comportamentos coerentes com o trabalho que por eles é realizado. (Reveja o recorte temático)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Percebe-se, então (Vírgula) a necessidade da criação de um mecanismo nas redes sociais para restringir a má utilização das plataformas por pessoas cujo o conteúdo atinja uma grande massa, a criação de um filtro específico para os influenciadores digitais com bloqueio do conteúdo e banimento (Reveja a seleção lexical) da rede por determinado período ou permanente. A supervisão rigorosa de tais personalidades pelas redes sociais que as promovem mostra-se necessária uma vez que a internet se tornou a principal ferramenta de comunicação da sociedade brasileira. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |