A forma de se manter atualizado nos assuntos mais recentes mudou na atualidade, ou seja, em vez do expectador assistir notícias pela televisão acompanha-a pela internet. Estima-se que existam 310 mil canais de vídeo online no Brasil. Além disso, 24% dos canais digitais são produzidos por brasileiros, mundialmente (REDE SNACK BRASIL, 2019). Entretanto, apesar da existência de canais educativos e de bem-estar, (Sem vírgula) surgiram os influenciadores digitais, produtores de conteúdo para redes sociais, com discursos destinados ao consumo infantil ou em manipular comportamentos da sociedade. (Boa. Apresenta a tese. Sugiro que contextualize o tema com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, os influenciadores digitais produzem conteúdo infantil contendo propagandas disfarçadas por grandes marcas (Cuidado com esse tipo de afirmação), tal qual o comercial da Boneca Lol. De acordo com o Nexo Jornal (2018), a criança assiste a abertura de pacotes, seguida de dicas sobre o funcionamento do brinquedo e conduzido por youtubers mírins, sendo essa uma forma de propaganda disfarçada. Logo, a mídia demonstra falta de ética do anunciante em fazer merchandising com o usuário, mesmo que ainda não tenha o cérebro completamente desenvolvido, sendo muitas vezes influenciado em adquirir o produto. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, os produtores de conteúdo podem influenciar o comportamento do usuário online, de forma a levá-lo a adotar comportamentos inadequados do ponto de vista moral (Reelabore e desenvolva essa discussão com mais clareza). (Melhore o encadeamento textual) Exemplo disso foi a Youtuber Gabriela Pugliesi que organizou uma festa durante o período de prevenção ao coronavírus. Nesse caso, sua atitude poderia influenciar as pessoas a não adotar medidas de isolamento social, o qual poderá resultar na sua própria contaminação ou na disseminação da doença para outras pessoas, principalmente aquelas do grupo de risco. Outro exemplo de atitude inadequada ocorreu com Júlio Cocielo, o qual escreveu uma piada no Twitter contra o jogador da França, Mbappé, durante a Copa do Mundo de 2018. Situações como essas são inaceitáveis, pois reforçam comentários preconceituosos e estereótipo a outros usuários na mídia. (As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos expostos, os influenciadores digitais têm o papel de inspirar a população com educação e bem-estar e não apenas persuadi-la com atitudes preconceituosas ou propagandas camufladas. Portanto, o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR) deverá criar leis, (Sem vírgula) destinadas a blogueiros que influenciam no consumo das crianças, em atitudes de risco ou incitem preconceitos, utilizando-se (Evite o gerundismo) para isso, ferramentas como multas e prisão, a fim de evitar a manipulação do usuário por ideologias e desenvolver uma inteligência emocional que permita fazer julgamentos criteriosos.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Sugiro que continue exercitando a sua escrita, de modo a preservar os aspectos positivos e melhorar os negativos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |