Papel Rasgado - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 20/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série "Black Mirror", (Sem vírgula) uma mulher perde todos os seus bens após ser influenciada digitalmente. Longe da ficção esse problema é ainda mais preocupante, visto o grande poder que essas pessoas (Cite-as) possuem na internet, poder que, através de um perfil personalista, pode vir a ser utilizado de maneira negativa sem ao menos perceber. (Reelabore as discussões inciais e apresente a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é notável enfatizar que muito da influência dessas pessoas (Cite-as. A discussão não foi abordada com clareza) deve-se à forte propaganda associada a sua imagem. Por consequência, essa imagem, muitas vezes com um grande excesso de carisma, é utilizada para convencer o público a comprar algum produto ou a praticar uma ação, de modo que deixa o usuário em uma constante falta de autonomia (Reformule essa discussão). De acordo com o sociólogo T. Adorno, "em muitas pessoas já é um descaramento dizerem eu", isso ocorre pois grande parte desse público já não consegue realizar escolhas sem ser influenciado. (Discussão superficial. Reformule)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, em decorrência da grande influência dessas personalidades (O tema não está sendo abordado com clareza), muitas afetam negativamente seus seguidores. Segundo a teoria da Sociedade do Espetáculo, do escritor Guy Debord, as pessoas vivem a todo instante tentando (Evite o gerundismo) fazer um show com o intuito de passar uma imagem, tal pensamento se assemelha com a realidade dos "digital influencers" que muitas vezes não compreendem seu poder de influência, assim, optam por uma atitude, muitas vezes, irresponsável, tal como ocorreu com Grabriela Pugliesi, blogueira que deu uma festa em plena pandemia. (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é de extrema urgência que os influenciadores digitais exerçam sua profissão com mais responsabilidade. Portanto, é necessário que o Ministério da Cidadania faça parcerias com essas personalidades para auxiliar na transmissão de informações importantes através de campanhas publicitárias (Reestruture e desenvolva a proposta com clareza). Desse modo, a influência desses profissionais será usada para algo vantajoso a população. Assim é esperado que os usuários passem a utilizar as redes de forma mais racional, diferente do que ocorreu com a personagem de Black Mirror. (Reestrutura e desenvolva com mais clareza)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200