Mundo Digital x Meio ambiente - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 20/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No pandora (Reveja a seleção lexical) atual, (Sem vírgula) cogita-se com frequência sobre o papel dos influenciadores digitais, ou influencers como também são chamados (Melhore a construção de sentido). De certo, tendo em vista a maneira com que o mercado encontrou por meio deles de divulgar seus produtos e informações (Melhore a construção de sentido), sugerindo (Evite o gerundismo) um "padrão ideal" de vida e consumo. Nesse contexto, analisar suas causas e efeitos para a sociedade é imprescindível (Vírgula) a fim de minimizar a problemática. (Formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é relevante observar que em meio a força das redes sociais, (Sem vírgula) muitas empresas utilizam o marketing digital através dos influencers para divulgar seus produtos e marcas. (Ideias fragmentadas) Certamente, pelo grande poder de comunicação e influência que eles exercem na vida de seus seguidores. Dessa maneira, por meio desse protagonismo digital, acabam moldando (Evite o gerundismo) os pensamentos e atitudes das pessoas, levando-as (Evite o gerundismo) ao consumismo. (Abordagem expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, caracteriza-se o consumismo como uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada, e que na maioria dos casos é uma consequência das estratégias utilizadas pelos influenciadores digitais. De fato, segundo a Youpix (Vírgula) 64% dos jovens de 18 a 34 anos já usaram os influencers como uma fonte de conhecer uma marca ou produto. Nessa perspectiva, vale ressaltar que tal exagero de compras acaba prejudicando (Evite o gerundismo) o meio ambiente, em razão do descarte incorreto de embalagens ou de produtos já inutilizáveis. (As discussões foram abordadas de maneira incoerente. Reformule)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para as problemáticas supracitadas reduzam-se, (Problemas na construção de sentido) é preciso intervir. Logo, cabe ao Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), em parceria com as instituições de ensino, criarem um programa sobre consumo consciente e educação financeira nas escolas, por meio de palestras ministradas por profissionais dessa área, para que os jovens aprendam e cresçam como consumidores conscientes no ato da compra (Reveja a viabilidade dessa proposta tendo em vista o tema). Além disso, é de suma importância que também promovam projetos sobre a coleta seletiva e reciclagem do lixo, (Sem vírgula) através da realização de feiras com enfoque ambientalista que proporcione aos alunos separar e reciclar os resíduos de sua própria residência, para que ajudem na conscientização e na redução dos impactos ambientais, confirmando assim o pensamento de Nelson Mandela "A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo". (A proposta de intervenção não se relaciona com o tema)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200