Depois do episódio onde (Reveja pronomes relativos) a blogueira Gabriela Pugliesi teria banalizado tanto o vírus, quanto o isolamento social, muitos começaram a questionar quem realmente são esses digital influencers. O problema é: estariam as “más influências” que nossas mães sempre nos alertaram mais atualizadas? (Contextualize com clareza e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Não é novidade para ninguém que todos sempre são influenciados por algo ou alguém, positivamente e negativamente (Evite esse tipo de construção. Reformule). Um exemplo da década passada é o Funk Ostentação, com letras envolvendo (Evite o gerundismo) fama, carros e muito dinheiro (Incoerência). Todavia, a maioria dos ouvintes desse gênero não viviam essa realidade, o que os dava duas opções: trabalhar incansavelmente até conseguir esses bens, ou, irem pra vida do crime. Por falta de oportunidades, a segunda opção na maioria das vezes era mais viável. Mesmo sendo um exemplo extremo, é dessa forma que as influências funcionam, com mensagens “inofensivas”, mas se não ditas de forma adequada podem fazer uma pessoa se comprometer a algo que pode custar sua dignidade. (Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Se expressar da forma que achar melhor é fundamental, porém, quando a voz da mesma (Use quando houver ideia de igualdade) passa a ser ouvida por milhares, repensar seus conceitos é essencial para promover um conteúdo seguro e honesto. (Não apresenta a tese)
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |