O PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 10/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Conforme Umberto Eco, as redes sociais dão a voz a uma legião de imbecis. Eram calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel. (Use aspas para demarcar a ideia de outrem) Eco tem uma visão completamente oposta. Para ele, a internet permite que pessoas sem um devido saber fale o que quiser, sem a devida comprovação. (Reelabore essa discussção) Posto isso, a sociedade contemporânea moderna vive uma era de informações , (Sem vírgula) em que todos os cidadãos consomem diversos conteúdos (Vírgula) principalmente os dos influenciadores digitais , que tem como incentivo influenciar outras pessoas, seja no estilo de vida ou consumo de grandes marcas . Mais  Mas (Ideias fragmentadas) pode ser um grave problema , principalmente os mais jovens. Com isso o governo junto a sociedade poderiam se posicionar diante dos problemas acerca disso. (Reestruture e contextualize o tema com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) A priori, destaca-se a grande relevância desses criadores de conteúdo, (Sem vírgula) quando adicionam um valor a marcas, e seu reconhecimento pelo público pode até mudar os padrões de consumo de tal grupo (Reestruture essa discussão), (Sem vírgula) que os seguem, (Sem vírgula) nas redes sociais. Com o sucesso e o alto número de seguidores, os influencers comandam campanhas publicitárias, muitos estão expandindo (Evite o gerundismo) suas contas no Instagram aumentando (Evite o gerundismo) também seu poder de influência no meio digital e garantindo (Evite o gerundismo) a permanência no concorrido mercado publicitário (Melhore a construção de sentido). Exemplo disso, (Sem vírgula) são as irmãs Kardashian, que possuem um alcance de mais de 150 milhões de pessoas no Instagram. Por isso, essas celebridades virtuais são instrumentos de propaganda para diversas marcas. Enfim, os blogueiros estão sendo cada vez mais utilizados por grandes empresas, ganham produtos e serviços gratuitamente e dissertam sobre os benefícios que terá aqueles que adquirirem. São certamente gigantescos e promovedores do capitalismo, e de vendas online. (Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, esta é uma nova profissão que tem contribuído para o consumismo exacerbado e a insatisfação pessoal de muitas pessoas. Sendo exibido constantemente um modelo de corpo, relacionamentos e vida decepcionando (Evite o gerundismo) e idealizando (Evite o gerundismo) coisas diferentes da realidade dos seguidores, causando (Evite o gerundismo) insatisfações e por diversas vezes muitos se endividam (Reformule essa discussão), passam por procedimentos arriscados para se tornarem e se sentirem mais próximos do indivíduo que admiram, além de se tornarem cada vez mais dependentes do uso de aparelhos eletrônicos para sempre estar ligados aos perfis dos preponderantes. (Delimite e articule as ideias, pois a argumentação está expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que os influenciadores digitais se conscientizem sobre o poder de influência que possuem, (Sem vírgula) e utilizem de maneira responsável e benéfica. Com isto, marcas patrocinadoras criariam (Reveja o tempo verbal) conteúdos mais saudáveis e que ajudariam (Reveja o tempo verbal) de alguma forma os seguidores, assim medidas seriam (Reveja o tempo verbal) tomadas. É responsabilidade do Governo(Boa. Apresenta o agente), junto ao CONAR(Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), formular leis para regulamentar a publicidade no âmbito virtual (Reveja a viabilidade dessa proposta), a fim de diminuir as propagandas que de alguma forma sejam prejudiciais a quem os assista. Além disso, devem avaliar todo conteúdo postado evitando (Evite o gerundismo) problemas aos usuários das plataformas digitais, e usem como forma de trabalho a fim de terem uma ética modelo a ser obedecida. (Problemas na construção de sentido)

Ana Beatriz

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200