No filme,” Modo Avião”, Ana é uma influencer parceira de uma marca de roupas e está constantemente recebendo (Evite o gerundismo) todos os tipos de coisas (Reveja a seleção lexical) e compartilhando (Sem vírgula) com seus seguidores sua vida “perfeita”. Na realidade isto não é diferente, os influencers, em geral, compartilham a ilusão de vida perfeita, o que é inalcançável e acabam por deixar muitos de seus seguidores deprimidos (Reestruture essa discussão). O consumismo também é um problema, visto que, (Sem vírgula) eles influenciam seus seguidores a comprar tudo que eles recebem em troca de divulgação. (Contextualize o tema com mais clareza e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Atualmente, a depressão cresce muito, principalmente entre os jovens . Parte disso,se relaciona com o uso das redes sociais e a exposição constante a vidas repletas de luxo, festas, viagens… (Apresente fatos e dados) Esta vida completamente diferente da realidade de muitos, (Sem vírgula) é responsável pela frustração de se perceber o que não tem e pela sensação de que a vida está errada ou incompleta (Evite esse tipo de construção). (Ideias fragmentadas) Causando (Evite o gerundismo) depressão, ansiedade e outras doenças mentais. (Discussão desenvolvida de modo tangencial)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) O consumismo também é consequência da exposição excessiva a redes sociais, ver influenciadores usando (Evite o gerundismo) e indicando (Evite o gerundismo) produtos, estimula a comprá-los, na maioria das vezes sem necessidade. Além disso, é comum, (Sem vírgula) fazer dívidas e comprar parcelado em várias vezes só porque determinado produto ou marca é usado por influencers famosos e está na moda. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe o Estado e as instituições (Boa. Apresenta o agente), (Sem vírgula) a criação de movimentos, dentro das redes sociais, em parceria com influenciadores, cujo o objetivo seja conscientizar sobre o consumo consciente e realidade por trás das redes sociais. Ademais, é de suma importantância que instituições educacionais, (Sem vírgula) realizem palestras sobre estes temas. (A proposta precisa ser mais desenvolvida)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais articuladas. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |