INFLUÊNCIA PATOGÊNICA - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 10/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Como dito por Humberto Eco, “[...] O drama da Internet é que ela levou o imbecil da aldeia ao portador da verdade.”, ou seja, a internet torna qualquer um capaz de persuadir, de influenciar, papel responsável pelo chamado influenciador digital. Porém, a persuasão pode ser de caráter maligno (Reestruture essa ideia), levando (Evite o gerundismo) o telespectador a acreditar em uma ideia incompatível com o momento político ou social em que realmente está vivendo (Evite o gerundismo). Portanto, as redes sociais devem controlar o conteúdo inserido por usuários e os próprios influenciadores se conscientizar de suas atitudes. (Apresente a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) A priori, as redes sociais devem julgar rigorosamente o conteúdo o qual autorizam ser compartilhado, cientes de que o papel do influenciador digital deve ser positivo e não afete ninguém, diferente de atitudes irresponsáveis (Reestruture essa ideia), como um vídeo de uma festa realizada em pleno período de isolamento social contra o coronavírus postado pela blogueira Gabriela Pugliesi, o qual gerou não apenas polêmica, mas também rescisão de contrato por parte de patrocinadores que ela tinha. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o papel do chamado influenciador digital deve não ser apenas lucro ou prejudicar seu púbico através de falsas ideologias, mas sim a disseminação de boas práticas e boas culturas (Reestruture essa ideia). Logo, com esse objetivo, aquilo que Theodor Adorno e Max Horkheimer denominaram como indústria cultural, o uso de cultura como objetivo de lucro, seria bem menos evidenciada na sociedade. (Melhore o encadeamento textual. Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, é necessário que as plataformas de compartilhamento (Vírgula) em parceria com universidades (Vírgula) forneçam cursos a usuários de rede com alto nível de influência digital, capazes de mudar opiniões do seu público (Reformule essa proposta). A plataforma cederia uma bolsa de estudos ao usuário que por sua vez frequentaria aulas presenciais sobre matérias de relações sociais na faculdade mais próxima, e ao final do curso, com aprovação do aluno, esse seria permitido a compartilhar conteúdo na mídia (Apresente uma proposta com mais viabilidade). Deste modo, o papel do influenciador digital, o “portador da verdade”, não seria realizado por um simples imbecil (Coloque em aspas para ficar menos "agressivo), como dito por Humberto Eco, mas por um sábio influenciador. (Reestruture e apresente uma proposta mais viável)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Sugiro que continue exercitando a sua escrita, de modo a preservar os aspectos positivos e melhorar os negativos.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200