Dependendo (Evite o gerundismo) da maturidade de um grupo de pessoas, este pode ficar, eventualmente, nas mãos (Reveja a seleção lexical) de um influenciador digital (Reelabore essa discussão). Além de auxiliar nas vendas de uma marca, esse o influenciador tem o poder de mudar um conjunto de ideias e o comportamento daquele grupo de pessoas, tanto para o bem, quanto para o mal. (Contextualize e apresente a tese com mais clareza)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Sobretudo, se o “digital influencer” alterar um conjunto de ideias de seus seguidores, ele estará mudando (Evite o gerundismo), também, a visão dessas pessoas sobre o mundo e sobre determinados assuntos. Isto é (Dois pontos) ele pode até mesmo mudar o rumo das eleições presidenciais se, durante as campanhas presidenciais, ele favorecer um candidato, expondo (Evite o gerundismo) sua opinião. Influenciadores digitais exercem, possivelmente, mais influência do que algo ou alguém (Ficou estranho) que deveria exercê-la. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o comportamento dos indivíduos que seguem os influenciadores supracitados (Especifique-os) pode ser fortemente influenciado, também. Não faz muito tempo, (Sem vírgula) ocorreu uma alta divulgação da “brincadeira da rasteira”, que aderiu muitos seguidores: diversas pessoas, principalmente crianças, começaram a dar rasteiras umas nas outras. Alguns indivíduos morreram e outros ficaram gravemente feridos. (Discussão desenvolvido de modo tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, é importante que os influenciadores digitais reconheçam o poder que têm e usem para o bem, ou seja, alterando (Evite o gerundismo) o comportamento das pessoas para um mais saudável e, se for expor uma opinião, instigando (Evite o gerundismo) os seus seguidores a formular uma própria, com o fim (Reveja a seleção lexical) de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Se todos os “digitais influencers” fizessem isto, grande parte da sociedade poderia (Reveja o tempo verbal) viver em maior harmonia. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial e melhore a coesão entre os parágrafos. Exercite a escrita para melhorar os aspectos negativos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |