No livro “O diário de Anne Frank”, Anne retrata os anos de confinamento vivido por sua família judia durante a segunda guerra mundial. Analogamente, com o mundo vivendo (Evite o gerundismo) uma pandemia, devido ao Covid-19, nota-se a complexidade da aplicação do isolamento social. Nesse contexto, os influenciadores digitais exercem um papel fundamental, visto que propagam conteúdo a milhares de indivíduos, por meio das redes sociais. Diante disso, cabe discutir acerca dos efeitos que esses desempenham na sociedade brasileira. (Desenvolva as discussões com mais clareza. Contextualize o tema e apresente a tese)
(Boa estratégia coesiva) É importante pontuar, de início, que no Brasil não existe uma legislação concreta que classifique e regulamente a atuação dos influenciadores digitais. Isso tem trazido insegurança, tanto para quem publica quanto para quem os seguem, já que a maioria dos influencers utilizam as redes sociais com o caráter profissional. Assim, esses têm se apresentado de uma forma que o ter é mais importante que o ser (Desenvolva essa discussão com mais clareza), prova disso é a exposição de vida perfeita com a divulgação de festas, do glamour, das roupas de marcas, do status social, enfim, uma superficialidade que tem influenciado nos comportamentos e decisões (Reestruture essa ideia) daqueles seguidores. Logo, como já dizia a filósofa, (Sem vírgula) Hannan Arendt, “Uma existência vivida inteiramente em público, na presença de outros, torna-se, como diríamos, superficial”. (Discussões pertinentes, mas a defesa do ponto de vista está insuficiente. Melhore o encadeamento textual)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é de suma importância manter o distanciamento social como forma de controlar o avanço do Covid-19. Nesse sentido, os influenciadores digitais exercem uma função essencial, visto que através da propagação de conteúdo e sua influência - tanto no comportamento quanto na tomada de decisão de seus seguidores - podem ajudar de forma positiva ou negativa em relação ao isolamento social (Desenvolva essa discussão com mais clareza). Assim, ficou evidente o ato irresponsável, mau exemplo, que a digital influencer, (Sem vírgula) Gabriela Pugliesi, (Sem vírgula) publicou fotos da realização de uma festa em seu Instragam, contrariando (Evite o gerundismo) as recomendações da OMS (Desenvolva a sigla) quanto ao distanciamento social.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se a necessidade da aprovação, por parte do Poder Legislativo (Boa. Apresenta o agente), de um ato normativo que possa regulamentar a classificação e a atuação do digital influencer (Desenvolva a proposta com mais clareza). Cabe ainda ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária agir de forma mais eficaz referente a identificação do conteúdo transmitido de forma irresponsável e orientar melhor os influenciadores digitais, por meio de uma cartilha contendo (Evite o gerundismo) as recomendações necessárias daquilo que é divulgado. Logo, será possível que esses propaguem informações que sejam capazes de ajudar os sujeitos a formarem opiniões críticas. Outrossim, possam auxiliar os cidadãos a seguirem as recomendações da OMS sobre o isolamento social, para conter o avanço do Covid-19. (Cuidado. Partes da proposta de intervenção não se relaciona com a tese e o tema)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Sugiro que continue exercitando a sua escrita, de modo a preservar os aspectos positivos e melhorar os negativos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |