A profissão do século XXI - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 10/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As redes sociais ampliaram os mecanismos de comunicação e a forma como os indivíduos se relacionam. Tal cenário rearranjou as possibilidades comerciais, principalmente, por meio dos influenciadores digitais, que exercem forte influência aos usuários dessas redes. Diante disso, o papel dos influenciadores exige atenção em função da qualidade do conteúdo divulgado, (Sem vírgula) e a relação de dependência que provocam nos usuários. (Apresente a tese com mais clareza)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Hábitos, costumes, roupas, viagens e eletrônicos têm sua venda ampliada por meio dos influenciadores digitais. Segundo pesquisa realizada pela revista EXAME, 77% dos consumidores consultam as redes sociais antes de efetivarem suas compras (Boa. Apresenta dados). Com isso, é evidente a necessidade de os influenciadores digitais assumirem uma posição ética ao indicar determinados produtos e serviços (Reveja o impacto dessa discussão), zelando (Evite o gerundismo) pela qualidade e transparência das informações, evitando (Evite o gerundismo) frustrações e possíveis danos ao consumidor. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o volume de informação diária superestimulam os usuários, o que pode causar não somente danos financeiros, como também danos psicológicos aos usuários ao gerar uma relação de dependência, ao passo que os influenciadores digitais vendem vidas perfeitas (Desenvolva essa discussão com mais clareza). Desse modo, tal dependência, (Sem vírgula) provoca o aumento dos quadros de ansiedade (Apresente dados), principalmente observado entre crianças e adolescentes. Segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde -, a ansiedade é considerada a doença do século que afeta milhões de brasileiros, a população mais ansiosa do mundo. (Melhore a progressão de sentido. Evite uma abordagem expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O papel dos influenciadores digitais é, portanto, a profissão do século XXI que mais influencia usuários nas redes. Por isso, é notória a necessidade de acelerar o processo de regulamentação da profissão por parte do poder público (Boa. Apresenta o agente), de forma a estabelecer normas éticas de atuação profissional (Reestruture e desenvolva a proposta com mais clareza e viabilidade). (Frases fragmentadas)) Assim como, (Sem vírgula) cabe aos administradores das plataformas e aos usuários fiscalizarem as publicações publicitárias e filtrarem as informações consumidas. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Sugiro que continue exercitando a sua escrita, de modo a preservar os aspectos positivos e melhorar os negativos. Bom estudo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200