A influência digital - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 10/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notável o poder que a tecnologia tem na vida das pessoas na atualidade. Tal força é percebida após fazer uma procura por algum produto na internet, pois logo depois muitos algoritmos estarão agindo (Evite o gerundismo) por meio de propagandas que aparecerão com muita frequência ao se usar novamente a rede. Além disso, adiciona-se os influenciadores digitais (Vírgula) os quais possuem papel semelhante ao mecanismo supracitado. No entanto, estes detêm uma maior influência sobre os usuários e essa se torna muito danosa à autonomia das pessoas,sendo isso um sério problema para a sociedade que precisa ser visto com maior delicadeza. (Apresente a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Entende-se, primeiramente, que é impossível se abster das redes sociais, uma vez que estas são de grande utilidade em nossa vida (Reestruture essa discussão). Porém, é preciso muito cuidado ao usá-las e entender o mecanismo por trás de muito conteúdo que está na internet. Há nas redes sociais as blogueiras- uma digital influencer- que fazem propagandas de modo a induzir os que a seguem nessas mídias a fazerem uso dos produtos que elas anunciam. A maioria das "influncers" trabalham com apenas uma marca, cujos produtos são caros, e muitas pessoas são levadas a comprar tais produtos, mesmo não tendo condições financeiras de arcar com as dívidas, e a serem levadas a ter preconceito de outros produtos porque são de forma incisiva persuadidas por essas influenciadoras (Evite uma argumentação expositiva. Reformule essa discussão). Isso se torna um problema, posto que as pessoas começam a agir de forma passiva, sem uma reflexão íntima daquilo que ela compra, usa, ou pretende usar; (Uso inadequado da pontuação) adota hábitos contra sua vontade, a fim de se ver parecida com a blogueira que a orienta. (Abordagem superficial do tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é conveniente destacar que há influenciadores para todas as idades, sendo necessário atentar para aqueles que têm como público alvo as crianças e jovens, pois estes são mais vulneráveis a serem influenciados (Discussão limitada. Explique o porquê). Nesse sentido, torna-se uma situação complicada em que é comprometido o agir e a forma de produzir suas opiniões e preceitos, e teremos (Evite ideia de primeira pessoa) em nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade futura pessoas que não conseguem pensar por si, ficando (Evite o gerundismo) endividadas por serem vítimas dessa consequência da cultura do consumismo. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se preciso um olhar mais profundo para esta questão e estudar suas causas, consequências e as possíveis formas de enfrentar e mitigar tudo isso. Para tanto, o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) deve agir, por meio das escolas e professores, criando (Evite o gerundismo) projetos com palestras, incrementando (Evite o gerundismo) no currículo escolar aulas que visem educar, desde cedo, os alunos a entenderem o mal implícito que os influenciadores digitais podem trazer na autonomia das pessoas. E, por conseguinte, tornarem-se adultos que pensem de forma ativa. (A proposta de intervenção precisa ser apresentada com mais clareza)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Exercite a escrita para melhorar os aspectos negativos. Bom estudo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200