Os influenciadores digitais ou digital influencers têm a capacidade de influenciar outras pessoas a tomarem decisões (Vírgula) seja estilo de vida ou consumo. (Melhore a construção de sentido) Eles usam as redes sociais para publicar conteúdo relevante para seu público. Alguns exemplos são: Jovem Nerd, Felipe Castanhari, Erico Rocha, (Problemas na construção de sentido) eles vivem a base (Reveja a seleção lexical) da internet. A relevância dos influencers esta crescendo (Evite o gerundismo) tanto nos últimos anos, (Sem vírgula) que a pessoa mais relevante da internet de 2017 foi o Whindersson Nunes e estão mais ativos principalmente nesse contexto atual de isolamento social. (Não compreende a estrutura do texto. Contextualize o tema e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Da mesma forma que eles são uma inspiração (Melhore a construção de sentido) seja na vida profissional, na saúde ou nos relacionamentos, eles também impõem um padrão principalmente as influencers mulheres. Vale a pena ganhar dinheiro com palestras, parcerias, anúncios e no fim do dia não sentir melhora? Vale a pena assistir os vídeos e depois sentir tristeza ao ver que eles tem uma vida “perfeita”? Não, não vale. Ninguém deveria ser dependente da internet para viver apesar de facilitar muito. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore e articule as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto os influencers também são motivadores (Vírgula) por exemplo (Vírgula) a youtuber e influencer do Instagram, Nah Cardoso (Vírgula) que constantemente compartilha com o público os seus pensamentos, anseios e sua vida, e também a Manu Gavassi que recentemente participou do BBB e representa muito o empoderamento feminino. (Não compreende a estrutura do texto. Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, alguns influenciadores deveriam (Reveja o tempo verbal) se precaver com o conteúdo que postam e pensar se aquilo realmente vai edificar alguém, postar mais mensagens motivacionais para que incentive a melhora de vida das pessoas. (Evite construções clichês. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto (tese, argumentos e proposta de intervenção). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |