o papel dos inflenciadores digitais - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 10/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A escritora britânica contemporânea J.R. Rowling afirma que "influenciamos a vida das outras pessoas simplesmente por existirmos". Decerto, existir no âmbito virtual para os influenciadores digitais compreendem privilégios, prestígios, parcerias pagas e, sobretudo, seguidores (Reestruture e desenvolva com clareza). Desse modo, é cabível avaliar que o ser humano tem uma grande tendência de ser influenciado por outrem e quais os efeitos negativos do papel dos digitais influencers na sociedade. (Discussões pertinentes, mas precisam ser contextualizadas com mais clareza. Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, existe na essência humana uma grande demanda de atração a ser influenciado por diversos setores da sociedade. Tal como, (Sem vírgula) o grande poder europeu nas escolas literárias brasileiras, como o Romantismo que sofreu, na segunda geração, grande pessimismo e estilo de vida boêmia do escritor Lord Byron (Melhore a construção de sentido). Dessa forma, no contexto atual, em vários aspectos (Vírgula) sejam eles artísticos, esportivos, midiáticos e virtuais as pessoas tendem a copiar o estilo de vida, a moda, e também as ideologias daqueles que são chamados influenciadores digitais. Então é imperativo que a influência que as pessoas são submetidas em redes sociais podem interferir em vários aspectos de suas vidas, as vezes podendo (Evite o gerundismo) causar efeitos nocivos para eles. (Abordagem superficial do tema proposto. Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Por certo, a grande esfera de comunicação virtual, o mundo globalizado com o sistema capitalista vigente, (Sem vírgula) possibilita aos influenciadores um controle de marketing sobre os seus seguidores (Melhore  a construção de sentido. Reestruture a discussão). Contudo, esse domínio exercido por eles, (Sem vírgula) carece de uma segregação social embasada em parceiras pagas, estilo de vida de luxo e privilégios que podem interpor na autoestima das pessoas que os acompanham. Logo, os influentes virtuais podem interferir drasticamente na condução de senso crítico dos seus internautas (Desenvolva essa discussão com mais clareza). Outrossim, em tempos de coronavírus (Vírgula) acompanhada por uma crise na economia mundial, os influenciadores digitais podem prejudicar o isolamento social proposto pelo governo e usufruir de benefícios perante a pandemia que um contingente populacional ainda não tem. Por isso, é necessário um mecanismo que impossibilite essa segregação em espaços virtuais. (Delimite e articule as discussões com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é verídico que existe uma tendência nas pessoas em ser influenciadas e, também, os influenciadores digitais podem culminar em efeitos negativos para os seus seguidores em redes sociais (Problemas na construção de sentido). Dessarte, as escolas devem incluir na base comum curricular disciplinas que orientem o uso adequado de mídias sociais desenvolvendo (Evite o gerundismo) o senso crítico dos alunos para que posam usar as redes sociais de maneira que não agridam as suas ideologias. Também cabe ao poder judiciário propor leis que punam por meio de multa em valor correspondente aos seus seguidores para aqueles influenciadores que desrespeitar medidas distintas de saúde e direitos humanos (Reveja a viabilidade da proposta). Assim, será possível manter um equilíbrio entre a existência e a influência.

Comentários do corretor


Lembre-se que há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Senti falta de um projeto de texto que pudesse delitar a tese, os argumentos e a proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200