O Homem Unidimensional - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 10/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro “1984”, (Sem vírgula) George Orwell apresenta a trajetória de Winston, um funcionário que diariamente manipula conteúdos midiáticos (Vírgula) a fim de moldar a opinião pública e favorecer a imagem do Partido. Fora da ficção, vê-se que a realidade apresentada por Orwell pode ser relacionada ao campo cibernético do século XXI, uma vez que influenciadores digitais têm o poder de determinar padrões comportamentais na sociedade. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como a manipulação do comportamento em massa e a aquisição do marketing digital. (Contextualize bem o tema, no entanto a tese não está explícita)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, cabe pontuar que a falta de criticidade e a ausência da percepção social contribuem para o chamado “efeito manada”, que consiste na tendência de repetir ações tomadas por outras pessoas. Exemplo disso é o caso da influencer Gabriela Pugliese que, em meio à pandemia de COVID-19, descumpriu as orientações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao promover uma festa em sua residência, encorajando (Evite o gerundismo), assim, seguidores a repetirem a ação. Dessa forma, percebe-se que um dos caminhos para diminuir a manipulação de nocivos comportamentos em massa é estimular a consciência crítica da sociedade. (Discussões pertinentes ao tema, no entanto a argumentação está expositiva. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém frisar que a publicidade disfarçada de conteúdo exercida pelo marketing digital reforça o domínio dos influenciadores digitais sobre a tomada de decisão dos indivíduos. Comprova-se isso pela teoria do Homem Unidimensional, descrita pelo filósofo Herbert Marcuse, segundo a qual afirma que o mundo capitalista tornou o cidadão um mero consumidor e, por isso, ao comprar um produto se adquire também a imagem de quem o promove. Diante disso, é notável a apropriação inconsciente de comportamentos atrelados a marcas como um fator negativo acerca do pensamento crítico da sociedade. (Discussões pertinentes ao tema, no entanto a argumentação está expositiva. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Desse modo, visando (Evite o gerundismo) o desenvolvimento coletivo, é preciso que a realidade atual seja repensada. Urge, portanto, que as mídias de comunicação (Boa. Apresenta o agente) em massa, como o Instagram, se responsabilizem pela conscientização da população. Isso pode ser feito por meio da divulgação de anúncios publicitários exibidos periodicamente na tela inicial dos usuários das redes sociais estimulando-os (Evite o gerundismo) a desenvolver um pensamento crítico, a fim de promover menores incorrências de comportamentos em massa que são nocivos para a sociedade em geral (Reveja a viabilidade da proposta e reestruture). Dessa maneira, será possível amenizar a influência dos que, assim como Winston de “1984”, não levam em consideração a responsabilidade social em suas ações.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas para evitar uma argumentação expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200