No livro “1984”, (Sem vírgula) George Orwell apresenta a trajetória de Winston, um funcionário que diariamente manipula conteúdos midiáticos (Vírgula) a fim de moldar a opinião pública e favorecer a imagem do Partido. Fora da ficção, vê-se que a realidade apresentada por Orwell pode ser relacionada ao campo cibernético do século XXI, uma vez que influenciadores digitais têm o poder de determinar padrões comportamentais na sociedade. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como a manipulação do comportamento em massa e a aquisição do marketing digital. (Contextualize bem o tema, no entanto a tese não está explícita)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, cabe pontuar que a falta de criticidade e a ausência da percepção social contribuem para o chamado “efeito manada”, que consiste na tendência de repetir ações tomadas por outras pessoas. Exemplo disso é o caso da influencer Gabriela Pugliese que, em meio à pandemia de COVID-19, descumpriu as orientações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao promover uma festa em sua residência, encorajando (Evite o gerundismo), assim, seguidores a repetirem a ação. Dessa forma, percebe-se que um dos caminhos para diminuir a manipulação de nocivos comportamentos em massa é estimular a consciência crítica da sociedade. (Discussões pertinentes ao tema, no entanto a argumentação está expositiva. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém frisar que a publicidade disfarçada de conteúdo exercida pelo marketing digital reforça o domínio dos influenciadores digitais sobre a tomada de decisão dos indivíduos. Comprova-se isso pela teoria do Homem Unidimensional, descrita pelo filósofo Herbert Marcuse, segundo a qual afirma que o mundo capitalista tornou o cidadão um mero consumidor e, por isso, ao comprar um produto se adquire também a imagem de quem o promove. Diante disso, é notável a apropriação inconsciente de comportamentos atrelados a marcas como um fator negativo acerca do pensamento crítico da sociedade. (Discussões pertinentes ao tema, no entanto a argumentação está expositiva. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, visando (Evite o gerundismo) o desenvolvimento coletivo, é preciso que a realidade atual seja repensada. Urge, portanto, que as mídias de comunicação (Boa. Apresenta o agente) em massa, como o Instagram, se responsabilizem pela conscientização da população. Isso pode ser feito por meio da divulgação de anúncios publicitários exibidos periodicamente na tela inicial dos usuários das redes sociais estimulando-os (Evite o gerundismo) a desenvolver um pensamento crítico, a fim de promover menores incorrências de comportamentos em massa que são nocivos para a sociedade em geral (Reveja a viabilidade da proposta e reestruture). Dessa maneira, será possível amenizar a influência dos que, assim como Winston de “1984”, não levam em consideração a responsabilidade social em suas ações.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas para evitar uma argumentação expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |