O quadro "Opérario" (Vírgula) da artista plástica Tarsila do Amaral, retrata vários rostos de brasileiro e estrangeiro, dessa forma é possível interpretar a adeversidade de pensamento e influência que cada pessoa pode ter em um grupo social. Nesse sentido, a popularidade de um cidadão na web é evidenciada pelo número de seguidores, (Melhore o encadeamento das ideias) no Brasil os formadores de opinião utilizam da internet para construir uma ligação com o público (A contextualização do tema não está evidente. Reestruture). Contudo, essa construção (Reveja a seleção lexical) torna-se perigosa no âmbito informativo e também na influência dos jovens do país,o que, (Sem vírgula) causa um problema na sociedade. (Contextualize o tema com mais clareza e apresente a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, com o avanço da net (Cuidado com marcas de oralidade) pessoas anônimas revelam-se referência nas redes socias, tais como Facebook,Instagram e YouTube, essa interação dar-se se dá através de assuntos publicados pelo influenciador digital como política, por exemplo. Ademais a população tem que interpretar bem os conteúdos apresentados para não formar opinião baseado em potências "Fakenews" (Reveja o recorte temático. Reestruture). Segundo o filósofo John Locke, o desenvolvimento humano monta a personalidade a partir de suas experiência, nesse raciocínio, tal celebridade virtual precisa ter cuidado ao notíciar informação, pois tem o papel de contribuir com o caráter do cidadão, indo de encontro com a ideia de John Locker (Reformule essa discussão). Então, fica claro o cuidado na divulgação de imformativo informativo para a grande massa. (Reelabore as discussões apresentadas. Evite uma abordagem expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, o domínio sobre o pesamento do adolescente (Vírgula) por meio dos influencers, despertou o interesse de empresas como Nike e Adidas nesses lideres virtuais para divulgar seus produtos, levado pelo alcance nacional e a popularidade de transformar comportamentos, (Melhore o encadeamento das ideias) cria uma relação influenciadora com a juventude ditando (Evite o gerundismo) moda e estilo de vida, isso relata o a contextualização da pintura "Opérarios" (Reestruture essa discussão).Desse modo, é necessário que a população tenha uma reflexão crítica sobre os conteúdos recebidos na web, para não entrar na mira do marketing ,que muitas vezes, (Sem vírgula) abandona a ética na busca do consumo. (Delimite e desenvolva as discussões com mais clareza)
(Excelente. Compreende que é o parágrafo de conclusão) Portanto, o Ministério da Cidadania (Boa. Apresenta o agente) crie (Construção confusa), (Sem vírgula) por meio de verbas governamentais, campanha publicitária na redes socias e televisivas com Globo,SBT e Band, que detalhem a importância de ter o hábito de pesquisar em diversas fontes e saindo (Evite o gerundismo) da bolha que vive (Evite esse tipo de construção), isso aumenta o conhecimento pessoal com experiência destinta (Construção confusa), o que leva ao desenvolvimento de Locke (As discussões precisam ser relacionadas com mais clareza).Além disso,a comunidade apresenta-se com intelector racional para decidir o que é melhor para sua liberdade. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita. Reestruture a discussão)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto (tese, argumentos e proposta de intervenção). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |