Nas sociedades contemporâneas a difusão da internet permitiu maior acessibilidade à informação e dinamizou uma forma mais instantânea de comunicação e influência. E nessa perspectiva globalizada, plataformas de vídeos e redes sociais passaram a configurar a realidade atual, seja por intermédio de youtubers com suas temáticas e opiniões, seja por outros influenciadores digitais nas diversas opções midiáticas onlines (Twitter, Instagram, Facebook e etc.). Dessa forma, é notório observar o impacto desses repertórios influenciáveis na vida comum das pessoas, porque muitos buscam formas de emagrecer, vestir-se ou procuram por respostas às suas dúvidas pessoais, por exemplo. Então, qualquer informação ou atitude deve ser repassada de forma saudável, clara e verdadeira, pois pode ajudar aquém precisa, mas também pode prejudicar se forem repassadas erroneamente. (As discussões são pertinentes, no entanto você não apresenta a tese)
(Substitua esse conectivo) Nesse contexto, nota-se a importância da veracidade conteudista repassada por eles, pois as fake news – notícias falsas já equacionam malefícios à população diante da Pandemia do Covid-19; (Problemas na construção de sentido) um fato dessa negativa é a informação de que chás, certas ervas e vitamina C combatem o coronavírus. E, como finaliza (Substitua essa palavra) o filósofo e escritor Umberto Eco: “a internet deu voz aos ignorantes”. Por isso, influenciadores digitais são cidadãos responsáveis pelo que transmitem e precisam operacionalizar cuidado acerca dos conteúdos e, assim, perpetuar conhecimento digno e justo. (Delimite as discussões com clareza. Evite uma argumentação expositiva)
Por conseguinte, infere-se a democraticidade (Substitua essa palavra) a qualquer plataforma digital, e a procura pela notoriedade em tornar-se um “digital influencer” ganhou cada vez mais espaço. No entanto, não é uma questão de ser, mas o que será repassado, porque diversos públicos procuram por dicas, tutorias, receitas e tantos outros, e num ambiente digital, sem a presença dos pais para inspecionar, certas atitudes e informações distorcidas por pessoas despreparadas, (Sem vírgula) podem prejudicar um adolescente com pensamentos suicidas ou provocar incêndios por tutoriais errados e sem proteção indicada (Reelabore essa discussão). Dessa maneira, numa sociedade fortemente impactada por esses produtores de conteúdos digitais, a consideração precisa ser empatia, humanismo e respeito pelas pessoas que assistem. (Argumentação expositiva)
(Use um conectivo de conclusão) Por último, falar em influenciadores digitais é falar em internet, portanto, problemáticas ainda necessitam de resoluções. Cabe ao Ministério da Cidadania (Boa. Apresenta o agente) protocolar por iniciativa de uma Proposta de Emenda Constitucional – PEC, a precisão para fiscalizar canais de interatividades, tais como youtube e verificar se as informações fornecidas por “digital influencer” estão certos e seguros (Reestruture e desenvolva a proposta com mais clareza). Isto posto, asseguraria aos pais uma preocupação a menos diante de tantos malefícios. Contudo, tal resolução deve perpetuar um ambiente protegido e um Brasil mais instruído.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais articuladas, pois a abordagem está expositiva. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |