A geração da tecnologia: até onde vai o marketing digital. - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 10/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em sua canção "Admirável chip novo" a cantora brasileira Pitty faz uma crítica ao efeito manada (Desenvolva com mais clareza) causado pela mídia, no qual as pessoas realizam uma ação principalmente porque outras estão fazendo (Evite o gerundismo), independente da sua vontade individual. Tal comportamento vem sendo utilizado como estratégia para a manipulação do comportamento público, uma vez que empresas, através do marketing digital, contratam influenciadores digitais a fim de expandir o alcance de seu produto. Desse modo, torna-se necessário analisar os impactos das redes sociais no cotidiano: a expansão da desinformação e a interferência na autonomia do pensamento. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é lícito postular que a influência digital corrobora com o crescimento da desinformação, posto que muitos influencers são incapazes de discernir as informações falsas das verdadeiras (Cuidado com esse tipo de discussão. Reestruture essa ideia). A revista americana Entrepeneur apontou que 80% do tráfego online estão ligados a algum tipo de influenciador e que 92% dos consumidores acreditam mais nas recomendações deles do que de instituições (Reestruture e articule essa discussão). Sob essa perspectiva, fica evidente que o mundo virtual está mais sujeito a espalhar conteúdos enganosos, o que consequentemente coloca em risco a credibilidade de marcas que contratam tais serviços, já que as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) contratam a imagem do indivíduo para transmitir a figura de seu produto. (Discussões pertinentes, no entanto abordadas de modo superficial)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é relevante examinar como o marketing digital interfere na autonomia do pensamento da população. Em face disso, o professor Fabrício Benevenuto concluiu que "se muitas pessoas compartilham uma ideia, outras tendem a segui-la". (Melhore o encadeamento textual) Benevenuto comparou sua tese à escolha de um restaurante, onde (Reveja pronomes relativos), entre um vazio e outro cheio, o indivíduo escolhe o cheio (Vírgula) pois acredita que, se os outros já escolheram, deve ter algum fundamento nisso. Segundo essa linha de pensamento, as pessoas se apropriam da opinião de influenciadores e acabam, na maioria das vezes, por autossilenciar-se.

(Boa estratégia coesiva) Entende-se, portanto, a importância da era digital na formação dos indivíduos. Desse modo, cabe aos influencers o dever de certificar a veracidade das informações, através de fontes confiáveis na internet, antes de compartilhá-las em suas redes sociais, de modo a evitar a desinformação gerada pela mídia. Ademais, é necessário que a escola incentive o pensamento crítico dos alunos por meio das aulas de filosofia e sociologia (Vírgula) e por meio de palestras, a fim de formar jovens independentes de opiniões alheias. Dessa forma, o Brasil será capaz de mitigar o efeito manada criticado por Pitty. (Delimite e apresente a proposta de intervenção com mais clareza)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200