O papel dos influenciadores digitais consiste em influenciar seus seguidores e fãs a fazerem o que eles fazem, querem ou precisam que outras pessoas façam para conseguir o dinheiro de uma marca que está patrocinando (Evite o gerundismo) o influencer ou até mesmo ter mais pessoas que pensam como eles, o que não é certo, visto que existe muitas pessoas com pensamentos e atitudes retrógadas, maldosas., (Reelabore essa discussão) além de deixar o senso crítico de muitas pessoas nas mãos de uma pessoa, ao invés desses seguidores terem seu próprio modo de pensar, se vestir, falar, se comportar e enfim, viver. (Reestruture as discussões iniciais. Formule a tese. Evite períodos longos)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) que a há muito tempo existe pessoas que influenciam seus seguidores a fazerem coisas (Vírgula) mas com a internet isso vem aumentando (Evite o gerundismo), e o risco disso se tornou imenso (Reformule essa discussão). Hoje pessoas conseguem acessar recortes da vida do seu famoso preferido em um click e visto que todos postam em suas redes sociais apenas o que lhe convém (Melhore o encadeamento das ideias), sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) que os influenciadores só iram irão postar coisas boas, logo, (Sem vírgula) seus seguidores acham que suas vidas são perfeitas e sem problemas. (Abordagem superficial do tema proposto. Reelabore as discussões)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Visto que recentemente a influencer Gabriela Pugliesi deu uma festa em sua casa durante a pandemia do covid-19 (Vírgula) e foi contra as recomendações da OMS (Desenvolva a sigla), podemos (Evite ideia de primeira pessoa) dizem dizer que além de influenciar seus seguidores em suas compras, falar e comportamentos podem também influenciar em sua saúde (Problemas na construção de sentido). Pugliesi é considerada Musa fitness e muitas vezes mostrou ao seu seguidores formas de emagrecer que podem levam a distúrbios alimentares (Vírgula) tais como anorexia e bulimia. (Melhore o encadeamento das discussões) Influenciadores digitais são muitas vezes pessoas que não têm domínio do assunto que falam e só por uma marca pedir ou até por saberem do poder que tem de influenciar (Reelabore essa ideia), acabam trazendo (Evite o gerundismo) um desserviço aos que seguem. (Reformule as discussões apresentadas. Evite uma abordagem superficial)
Sendo assim, cabe a todos influenciadores terem mais cuidado ao mostrar um produto, ao se mostrar fazendo (Evite o gerundismo) algo ou até falando (Evite o gerundismo) sobre certas coisas para não ser prejudicial aos seguidores que seguem seus artistas e concordam com tudo o que eles fazem, dizem e compram apenas por amá- los. Toda a população deve também procurar mais informações sobre produtos que seus famosos preferidos indicam antes de comprar, ver notícias antes de sair na à rua em meio a uma pandemia e ir contra ao que a OMS indica só por seu influenciador preferido disse que pode sair na rua (Reestruture), todos devemos (Evite ideia de primeira pessoa) procurar informações em geral e não ser "Maria vai com as outras" como diz o ditado popular pois qualquer pessoa com grande poder ou reconhecimento será influenciadora de quem o admira. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Delimite e articule as discussões. Evite uma abordagem superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |