Na ascensão da Alemanha (Vírgula) durante a II Guerra Mundial, as propagandas que Joseph Goebbels fazia a respeito do partido nazista tinham forte persuasão positiva sobre a sociedade alemã da época, gerando (Evite o gerundismo) uma grande manipulação sobre as pessoas. Essa forma de influência não se encontra muito distante do século XXI, na qual os influencers digitais chamam a atenção dos seus internautas promovendo (Evite o gerundismo) ideias, marcas de roupas, como exemplo, e opiniões acerca de algum assunto. (Frases fragmentadas) Gerando (Evite o gerundismo) assim uma forma de intervenção sobre o indivíduo e levando (Evite o gerundismo) o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) a à uma postura semelhante ao do influenciador. (Melhore a construção de sentido. Desenvolva as discussões iniciais com clareza. Formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) De fato os influencers muitas vezes agem sobre as atitudes dos seus seguidores. Eles possuem o papel de divulgar de forma efetiva certa roupa falando (Evite o gerundismo) a respeito do seus benefícios e utilidades, não mostrando (Evite o gerundismo) um lado negativo ou os possíveis erros que o produto pode apresentar. Deste modo conseguem incentivar as pessoas a consumirem tal marca de roupa, se tornando (Evite o gerundismo) uma referência. (Reelabore as discussões. Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, não se resume apenas em objetos, mas na forma de pensar e se comportar na sociedade, como mostra na propaganda da Pantene no ano de 2012 (Reelabore essa discussão), na qual uma menina se encanta ao olhar uma ginasta se apresentando na televisão, .levando (Evite o gerundismo) a garota à a imitar a atleta. Isso mostra que de acordo com o que uma pessoa famosa falou ou então se mostrou pode chamar a atenção de muitos espectadores estimulando (Evite o gerundismo) a à agir da mesma forma sendo benéfica ou não. (Reveja o recorte temático. Tema desenvolvido de modo tangencial)
É necessário (Vírgula) portanto, que haja por parte da mídia e dos influencers digitais uma forma transparente e sem técnicas falsas de divulgar e promover as suas opiniões, esperando (Evite o gerundismo) assim, uma imagem mais positiva e confiável dos influenciadores. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita. Reformule)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto com as discussões que serão desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |