Totalitarismo Subjacente - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 01/05/2020

Status:

Corrigida
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Com o advento da internet e a meteórica ascensão das redes sociais em anos recentes, veio à tona uma nova classe de profissionais: os influenciadores digitais. A exemplo disso, destaca-se a estudante Débora Aladim, que viralizou na internet com seu método inédito de redação e dicas de estudo em seu canal no "Youtube" voltado à educação. Dessemelhantemente (Reveja a seleção lexical), um número considerável de blogueiros têm utilizado suas (Cuidaod com a ambiguidade) redes sociais com o intuito de direcionar seguidores à determinadas marcas de produtos, visando (Evite o gerundismo) lucro e promovendo (Evite o gerundismo) comportamentos autodestrutivos e prejudiciais. (Reformule as discussões inicias e delimite a tese com clareza)

De acordo com o ex-premiê britânico Benjamin Disraeli, "o homem mais bem-sucedido é aquele que tem as melhores informações". De modo inverso, alguns "digital influencers", por meio de suas postagens, utilizam-se de informações errôneas concernentes à várias pautas, ditando (Evite o gerundismo) o comportamento de grandes massas que os seguem, não raro contrariando (Evite o gerundismo) recomendações de especialistas e Órgãos com respaldo científico de peso. Por conseguinte, com o aumento pela procura de produtos específicos, impulsionada pelos "merchadisings" na rede virtual realizados pelos ídolos da internet, há uma compensação lucrativa mútua entre as grandes empresas e seus garotos e garotas-propaganda. (Delimite as discussões, pois a abordagem do tema está superficial)

(Substitua o conectivo) Adicionalmente, há fatores que obstaculizam (Reveja a seleção lexical) a resolução do impasse. Apesar das redes sociais possuírem regras de conduta e listas de conteúdos considerados impróprios para seus usuários, como no recente caso em que o Presidente da República teve sua conta em uma rede social bloqueada por publicar um vídeo de um evento político que ia de encontro às medidas de prevenção contra o coronavírus (Vírgula) prescritas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), (Melhore o encadeamento de ideias) tais restrições mostram-se insuficientes e ineficazes. (Argumentação superficial)

(Bom uso de conectivos) Portanto, é urgente o emprego de medidas que atenuem o problema. Compete ao Ministério da Ciência e Tecnologia propor um projeto de lei que coíba eventuais casos de postagens na internet com ameaça à saúde e segurança individual e pública (Reveja a viabilidade dessa proposta). Ademais, as escolas e universidades da federação devem promover palestras ministradas por psicólogos que salientem o uso correto e salutar (Reveja a seleção lexical) das mídias sociais (Reestruture essa proposta). Dessa forma, teremos (Evite ideia de primeira pessoa) a perspectiva de um futuro melhor, pois, consoante ao pensamento do dramaturgo irlandês George Shaw, "é impossível progredir sem mudanças".

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, de modo a evitar uma abordagem superficial do tema proposto. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200