Os influenciadores digitais e seu papel social - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 01/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Marketing Digital utiliza as celebridades da internet para promover marcas de produtos de beleza, roupas, dentre muitas outras coisas . Os influenciadores digitais são pessoas que fazem uso das redes sociais para influenciar na vida de outras em diversos setores, como na moda, saúde e cultura em geral (Desenvolve discussão muito semelhante ao período anterior). Possuem importante papel social, uma vez que a repercussão de suas ações mostradas nas redes impacta nos atos dos outros indivíduos (Desenvolva essa ideia com clareza), como na prática da solidariedade e na conscientização de problemas sociais (Boa. Apresenta a tese).

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Com o avanço tecnológico, as redes sociais se tornaram um atrativo para a população mundial, pois nela são compartilhados momentos, músicas e diferentes estilos de vida. Como grande parte da população tem acesso à internet, tudo o que é publicado nela chega a milhares de pessoas nas diferentes partes do globo terrestre. O cientista Albert Einstein disse “O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia.”, conforme o pensamento de Einstein, pode se entender que os influenciadores digitais são pessoas reais, ou seja, o espírito humano, utilizando (Evite o gerundismo) a tecnologia – as redes sociais – para motivar as ações de outras pessoas. (As discussões estão mal relacionadas. Reestruture. Evite uma argumentação expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O Instagram é a rede social mais utilizada pelos influenciadores, nele, (Melhore a construção de sentido) é possível acompanhar a vida destas pessoas, como da digital influencer brasileira Rafaella Kalimann, que utiliza as redes para mostrar, dentre outros assuntos, suas ações na África, onde é embaixadora do projeto social denominado ONG (Desenvolva a sigla) Missão África que arrecada doações para ajudar a população do local (Melhore a progressão de sentido). Como nem todas as pessoas possuem a mesma opinião, a influenciadora recebe críticas por parte das pessoas que acreditam que ela utiliza disso para se promover digitalmente.  (Não compreende a estrutura do texto) Porém, as ações de Rafaella influenciam positivamente na vida das pessoas, visto que o conteúdo publicado por ela é visualizado por muitas pessoas que assim são motivadas a ajudarem os necessitados. (Recorte superficial do tema proposto. Delimite e desenvolva as discussões. Evite uma argumentação expositiva)

(Bom uso de conectivos) Diante dos fatos expostos, percebe-se o papel dos influenciadores digitais no meio social. Desse modo, é fundamental que as autoridades brasileiras façam parcerias com essas pessoas para promover campanhas em relação a problemas sociais, como a violência contra a mulher, a pobreza, a fome e a evasão escolar (Reveja e faça um detalhamento dessa proposta). Espera-se, com isso, que a população conscientize-se sobre estes problemas e procure resolvê-los juntamente com os órgãos responsáveis, no caso da violência contra a mulher, e de forma individual, por meio de doações as pessoas carentes, em relação ao problema da fome e da pobreza. (Reestruture. Esboço de proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas com mais clareza, de modo a evitar uma argumentação superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200