No mundo atual, os influenciadores ditam tendências e estilos de vida. Durante a pandemia de corona vírus coronavírus – (Uso equivocado da pontuação) a influenciadora Arielle Charnas, (Sem vírgula) abusou de sua (Cuidado com a ambiguidade) imagem para conseguir testes da Covid-19, o que não foi bem visto pelos seus seguidores (Reelabore essa discussão). Esses tipos de comportamentos refletem muito o que as redes socias se tornaram, uma total banalização de seu real sentido (Melhore o encadeamento das discussões). (Frases fragmentadas) Dando (Evite o gerundismo) espaço para culturas como do "cancelamento" e também o do mau uso da própria influência. (Desenvolva as discussões inciais com clareza. Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é necessário reconhecer que o excesso de exposição acaba criando (Evite o gerundismo) um vinculo do seguidor com o criador de conteúdo. (Frases fragmentadas) Tornando- os (Evite o gerundismo) cada vez mais próximos, quando eles fazem algo que não deveriam, seus seguidores desaprovam, e acaba surgindo um “cancelamento” – termo criado pelo os usuários da rede (Predominância de outro tipo textual). Quando uma pessoa é cancelada, se torna alvo de boicote geral, o que desencadeia uma perda muito grande, tanto de seguidores quanto de patrocinador. Um exemplo disso foi quando Gabriella Pugliessi, uma criadora (Reveja a seleção lexical) digital, que durante à a quarentena, (Sem vírgula) resolveu fazer uma festa em sua (Cuidado com a ambiguidade) casa, filmando (Evite o gerundismo) tudo para seus seguidores. O resultado foi uma enorme boicote e o fim de parcerias com mais de dez marcas. (Reveja como as discussões selecionadas se relacionam com o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Desenvolva de acordo com a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, não é de hoje (Evite esse tipo de construção) que essas pessoas vêm usando (Evite o gerundismo) o espaço oferecido de um jeito errado, onde criam rivalidades entre as pessoas, causando (Evite o gerundismo) um ódio coletivo (Observe o recorte temático. Reestruture). Essas situações estão se tornando (Evite o gerundismo) cada vez mais frequentes na rede que, como consequência, surgem práticas como "Expose" - do inglês expor, onde (Reveja pronomes relativos) promovem o ódio por meio de influência. (Reveja o recorte temático. Evite uma abordagem superficial do tema proposto)
Em virtudes dos fatos mencionados, o papel do criador (Reveja a seleção lexical) seria (Reveja o tempo verbal) criar uma realidade melhor, principalmente onde são relevantes. Divulgar informações e contribuir para hábitos melhores e ajudar a desenvolver algo nas pessoas (Melhore a construção de sentido), seja no conteúdo escolhido por eles, ou não. Se há uma possibilidade de contribuir para sociedade em um todo, é necessário (Melhore a construção de sentido) incentivar politicas e práticas (Desenvolva com mais clareza) corretas (Especifique-as) para as pessoas que os acompanham mantendo (Evite o gerundismo) credibilidade e a integridade. (Apresenta apenas um esboço de proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas de acordo com o tema e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |