As influências do século XXI - Banco de redações


O papel dos influenciadores digitais

Enviada em: 01/05/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Hoje em dia, com o mundo em constante globalização, a internet tem tido um papel crucial na disseminação de informações, tal qual na influência causada por elas. Entretanto, há porta-vozes nessa dispersão de conteúdos, os influenciadores digitais (Melhore a construção de sentido). Eles, como qualquer ser vivente e pensante, tende a modelar o pensamento, principalmente, dos jovens. (Ideias fragmentadas) Seja pela divulgação de marcas, modo de agir ou de pensar. Logo, o que é mostrado deve ser extremamente filtrado, evitando (Evite o gerundismo) más influências e polêmicas. (Contextualize o tema com mais clareza. Formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Sabendo (Evite o gerundismo) da força que esses influenciadores exercem sob, principalmente, os jovens, as empresas investem fortemente nessas pessoas (Especifique-as) para a divulgação dos seus produtos, devido ao enorme alcance do público, (Sem vírgula) e a capacidade de modificar comportamentos, já que eles divulgam de uma forma mais natural, se aproximando (Evite o gerundismo) mais do público alvo (Desenvolva essa discussão com mais clareza). Entretanto, já que a maioria do público é jovem, os pais devem estar sempre de olho (Evite esse tipo de construção), evitando (Evite o gerundismo) uma alienação quanto ao grande estímulo do consumo. (Abordagem superficial do tema. Delimite e articule os argumentos)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é válido citar as atitudes preconceituosas daqueles que se dizem influenciadores, como no caso o influencer digital sergipano, (Sem vírgula) Luan Tavares. O caso foi destaque em muitos perfis de internet, em que o blogueiro foi acusado de menosprezar a sua empregada doméstica. Logo, situações desse tipo podem moldar o caráter daqueles que o acompanha, visto que eles são considerados influenciadores. (Argumentação expositiva e limitada. Reestruture)

(Bom uso de conectivos) Portanto, fica claro o poder que os influenciadores têm de persuadir e inspirar aqueles que os acompanham. Por isso, é de suma importância que pais e responsáveis legais observem os conteúdos dos filhos, visando (Evite o gerundismo) um crescimento saudável e alertando (Evite o gerundismo) de qualquer tipo de manipulação. Além, claro, da ação de organizações que punem casos preconceituosos, como no caso do influencer digital citado. Só assim será (Evite ideias taxativas) possível garantir o desenvolvimentos dos jovens de forma coesa e a integridade daqueles que se dizem influenciadores. (Reestruture e elabore uma proposta de intervenção viável)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a melhorar a progressão de ideias. Evite uma abordagem superficial. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200